Secções
Entrar

Rali de Portugal apresenta três inovações

08 de abril de 2016 às 10:32

Destaque para o Porto Street Stage, um circuito de 1.850 metros na baixa da cidade

O Rali de Portugal, que se realiza a norte de 19 a 22 de Maio e integra o mundial (WRC), apresenta três inovações em relação a 2015, destacando-se o Porto Street Stage, num circuito de 1.850 metros na baixa.

A prova, ao fim da tarde do dia 20, terá duas passagens por uma classificativa espectáculo centrada na Avenida dos Aliados e em vários arruamentos adjacentes, com os espectadores a poder assistir a duas provas de classificação no mesmo espaço e praticamente em simultâneo.

Para o último dia, duas alterações significativas: as classificativas de Fafe e Vieira do Minho mantêm-se, mas esta última passa a contar com duas passagens: para isso, o troço foi encurtado em cerca de 10 quilómetros e termina à entrada da povoação de Angra.

Este ano, a entrega de prémios aos vencedores do Rali de Portugal vai decorrer na marginal de Matosinhos, com o mar como cenário de fundo.

A prova, que principia na quinta-feira junto ao castelo de Guimarães, tem uma extensão total de 1.684 quilómetros, dos quais 368 cronometrados, distribuídos por 19 classificativas.

Depois de Guimarães, os concorrentes seguem para a pista de ralicross de Lousada, onde, a partir das 19h00, decorre a única "Super Especial", com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas.

Na sexta-feira, a prova desloca-se para o Alto Minho, com três classificativas, as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma com dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde.

Ao final da tarde, a partir das 19h00, realiza-se o Porto Street Stage, que integra as provas de classificação oito e nove.

No sábado, a caravana do WRC avança para a zona do Marão, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior, Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 quilómetros.

Em quatro troços do rali - Caminha, Baião, Amarante e Vieira do Minho -, os adeptos têm à disposição uma zona espectáculo especial, designada "Fun Zone", sendo que podem aceder à mesma a partir da noite anterior à prova.

Quanto ao público, limitado às zonas "verdes", o seu acesso é feito mediante critérios como acessibilidade, visibilidade, espectacularidade e segurança, locais esses previamente preparados para os receber.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela