Secções
Entrar

Pena de Duarte Lima reduzida pelo Tribunal da Relação

01 de abril de 2016 às 20:09

Antigo deputado social-democrata condenado a seis anos de prisão efectiva por branqueamento de capitais e burla qualificada

Duarte Lima conseguiu reduzir a sua pena no processo Homeland de dez para seis anos de prisão. O Tribunal da Relação decidiu esta tarde o recurso interposto pelo antigo deputado social-democrata. É assim confirmada a condenação de Lima por burla qualificada e branqueamento de capitais.

Em Novembro de 2014, Duarte Lima tinha sido condenado a 10 anos de prisão efectiva. Já o seu filho, Pedro Lima, foi absolvido dos crimes de que tinha sido acusado.

A Relação decidiu ainda que o arguido Vitor Raposo, inicialmente condenado a seis anos de prisão efetiva por um crime de burla qualificada, tem agora uma pena de quatro anos de prisão. 


Quanto ao arguido Francisco Canas foi condenado a três anos de prisão, pela prática de um crime de branqueamento de capitais, menos um ano do que os quatro de pena efectiva, a que fora condenado em 2014.

Ainda de acordo com o presidente do Tribunal da Relação, o arguido Carlos Almeida e Paiva foi agora condenado em cumulo jurídico, por burla qualificada e falsificação de documentos, a dois anos e seis meses de prisão, mas o tribunal suspendeu a pena, devendo o arguido pagar uma indemnização de 15 mil euros.

Pedro Miguel Almeida e Paiva também foi condenado pela prática do crime de burla qualificada e falsificação, em dois anos e seis meses respetivamente, acabando a pena fixada em dois anos, em cumulo jurídico.

O caso remonta a 2007, quando Duarte Lima e Vítor Raposo criaram o fundo Homeland com dinheiro do BPN, para comprar terrenos em Oeiras. Alegadamente, seria aí construída a sede do Instituto Português de Oncologia (IPO).

O BPN, que detinha 15% do fundo, concedeu um empréstimo de quase 43 milhões de euros. 

Apesar de não poder recorrer junto do Supremo Tribunal de Justiça, a defesa de Duarte Lima tem outras possibilidades, podendo intervir junto do Tribunal Constitucional, por exemplo, ou pedindo uma aclaração da pena. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela