Secções
Entrar

Parlamento adia audição a deputado do PS escolhido para ERSE

10 de outubro de 2018 às 15:39

Comissão parlamentar aprovou adiamento da audição ao deputado socialista Carlos Pereira, escolhido pelo Governo para a administração do regulador da energia.

A comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas aprovou hoje, por unanimidade, o adiamento da audição ao deputado socialista Carlos Pereira, escolhido pelo Governo para a administração do regulador da energia, pretendendo ouvir também o executivo.

Em causa estão requerimentos apresentados pelo PCP e pelo CDS-PP e hoje apreciados na reunião da comissão, pedindo, respectivamente, um adiamento da audição marcada para hoje a Carlos Pereira, bem como uma audição ao ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, sobre esta nomeação para a Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE).

Intervindo na ocasião, o deputado comunista Bruno Dias defendeu que, "havendo questões e necessidade de aprofundar o enquadramento deste processo", a audição da pessoa indigitada deve ser adiada e, inclusive, "realizar-se após a audição do Governo".

A seu ver, isto poderá dar "um contributo a um processo que, como todos nesta matéria [da regulação], deve ser concluído com bom senso, sensatez e de forma adequada".

Ainda antes da apresentação deste requerimento, e no dia após o anúncio da nomeação, o CDS-PP apresentou na terça-feira um documento solicitando a audição a Caldeira Cabral.

Segundo o deputado do CDS-PP Pedro Mota Soares, seria "muito importante ouvir o Governo nesta matéria" e isso deve acontecer "neste momento".

"Estamos a falar de alguém que é um deputado da maioria socialista [Carlos Pereira] e, para nós, há uma questão relativamente à forma de isenção e à garantia de imparcialidade nestes casos que nos parece que deve ser discutida do ponto de vista político", acrescentou.

Falando em nome do PS, o deputado Hugo Costa disse que o partido está "disponível para um debate transparente", mas ressalvou que as audições devem ser "marcadas com urgência" para que "isto não se arraste no tempo".

O deputado apontou ainda a possibilidade "de o ministro se substituir pelo secretário de Estado [da Energia, Jorge Seguro Sanches], tendo em conta o período orçamental".

Para o centrista Pedro Mota Soares, isso só deverá acontecer "se o ministro não tiver agenda para vir ainda esta semana à comissão", mas tal "cabe ao Governo decidir" e não ao PS.

Pelo PSD, Emídio Guerreiro apontou que em causa está "uma entidade reguladora de uma matéria muito sensível, que tem a ver com a vida das pessoas e das empresas e, por isso, seria bom para a democracia que o regulador fosse capaz de cumprir o seu papel" com "grande independência".

Já o bloquista Heitor de Sousa considerou que "o tempo pode ser bom conselheiro para perceber as razões desta nomeação, que parecem estranhas".

"Importa perceber as intenções que o governo tem e se havia outras pessoas indicadas", adiantou o deputado do BE.

O Governo escolheu o deputado socialista Carlos Pereira para vogal do Conselho de Administração da ERSE, substituindo no cargo Alexandre Santos, cujo mandato terminou em maio.

A nomeação já teve parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Selecção para Administração Pública (Cresap), que considerou que o perfil de Carlos Pereira é "adequado" às funções, visto que "apresenta um perfil académico com licenciatura em Economia complementada com pós-graduações em economia e sociologia rural, planeamento, estratégia e gestão de turismo".

Além disso, o escolhido "tem experiência profissional superior a 20 anos em cargos de gestão privada e cargos políticos como vereador e deputado na Assembleia da República, onde participou em várias comissões relacionadas com este sector, destacando-se a coordenação da elaboração e discussão de diversos diplomas sobre o sector da energia", refere o parecer a que a Lusa teve acesso.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela