Secções
Entrar

Papa condena "terrível aumento" de ataques contra judeus no mundo

Lusa 03 de fevereiro de 2024 às 17:37

O Papa salienta que os católicos "condenam inequivocamente" as manifestações de ódio face aos judeus e ao judaísmo, classificando-as como "um pecado contra Deus".

O Papa Francisco condenou hoje o "terrível aumento" dos ataques contra judeus em todo o mundo e o aumento do antissemitismo e do antijudaísmo desde 07 de outubro, dia em que se iniciou a guerra entre Israel e o Hamas.

REUTERS/Remo Casilli

"Nós, católicos, juntamente com vocês, estamos muito preocupados com o terrível aumento dos ataques contra os judeus em todo o mundo", escreve o Papa numa carta dirigida aos "irmãos e irmãs judeus em Israel" e tornada pública hoje pelo Vaticano.

Francisco salienta que os católicos "condenam inequivocamente" as manifestações de ódio face aos judeus e ao judaísmo, classificando-as como "um pecado contra Deus".

O líder da Igreja Católica assumiu ter o "coração dilacerado com o que está a acontecer na Terra Santa", reforçando que o mundo inteiro olha com apreensão e dor e expressa "especial proximidade e carinho para com as pessoas" daquela região.

"Abraço cada um de vocês e especialmente aqueles que estão consumidos pela angústia, pela dor, pelo medo e até pela raiva", referiu.

Dizendo que reza para que "Deus intervenha e acabe com a guerra e o ódio" que coloca em perigo o mundo, Francisco diz esperar que a paz prevaleça.

Na sua opinião, judeus e católicos devem na Terra Santa trabalhar pela paz e pela justiça, fazendo todo o possível para criar relações capazes de abrir novos horizontes.

O mais recente conflito entre Israel e o Hamas foi desencadeado pelo ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano em território israelita, matando 1.140 pessoas, na maioria civis, e levando mais de 200 reféns, segundo números oficiais de Telavive.

Em retaliação, Israel, que prometeu eliminar o movimento islamita palestiniano considerado terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, lançou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, onde, segundo as autoridades locais tuteladas pelo Hamas, já foram mortas mais de 27.000 pessoas -- na maioria mulheres, crianças e adolescentes.

O conflito provocou também cerca de 1,9 milhões de deslocados (cerca de 85% da população), segundo a ONU, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela