Secções
Entrar

MP arquivou 13 das 20 denúncias de abusos sexuais apresentadas pelo Grupo Vita

Lusa 09 de abril de 2024 às 15:57

Duas denúncias "chegaram muito recentemente e serão, agora, remetidas" ao MP. Nas outras 18 denúncias, duas foram arquivadas de imediato devido à prescrição do respetivo processo-crime.

O Ministério Público (MP) já arquivou 13 das 20 denúncias de abusos sexuais nas estruturas ligadas à Igreja Católica portuguesa que foram enviadas pelo Grupo Vita, segundo uma informação enviada hoje pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Direitos Reservados

De acordo com a PGR, duas denúncias "chegaram muito recentemente e serão, agora, remetidas às competentes estruturas" do MP.

Já nas outras 18 denúncias, duas foram arquivadas de imediato devido à prescrição do respetivo processo-crime, enquanto 16 levaram à abertura de inquéritos.

Dos inquéritos instaurados, cinco encontram-se em investigação e onze foram arquivados, esclarece a PGR.

Tal como nas outras duas denúncias que foram logo arquivadas, a prescrição do procedimento criminal esteve na base do arquivamento de nove dos restantes 11 inquéritos.

Já nos outros dois inquéritos arquivados esteve em causa a inadmissibilidade legal do processo -- não havia queixa da vítima e esta era já maior de idade -- e a insuficiência de indícios de crime.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela