Secções
Entrar

Montenegro pede a Santos Silva que use "influência parlamentar" para eleger vices do Chega e IL

Lusa 26 de setembro de 2022 às 21:04

Líder do PSD quer que Assembleia da República volte a ter quatro vice-presidentes.

O líder do PSD apelou esta segunda-feira ao presidente do parlamento para que use "o seu magistério de influência parlamentar" para que a Assembleia da República volte a ter quatro vice-presidentes, elegendo os candidatos do Chega e da IL.

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Em declarações aos jornalistas, na sede do partido, e depois de responder a questões sobre o impacto dos resultados das eleições de Itália em Portugal, Luís Montenegro deixou um desafio a Augusto Santos Silva, na sequência das críticas que têm sido feitas ao PSD por ter apelado à sua bancada que votasse no candidato do Chega a uma vice-presidência do parlamento, numa eleição que falhou pela terceira vez na passada quinta-feira.

"Os votos em democracia valem tanto à direita como à esquerda. Espero que esse assunto seja encerrado e o presidente da Assembleia da República use o seu magistério de influência junto dos grupos parlamentares para não termos esta situação anómala de só termos dois 'vices", afirmou.

Desde o início da legislatura apenas os 'vices' do PS e do PSD foram eleitos. A IL tentou apenas uma vez a eleição do seu candidato.

"Quero aproveitar a ocasião, para de forma serena e tranquila, apelar ao senhor Presidente da Assembleia da República para que, olhando para expressão da vontade livre e democrática expressa pelos portugueses nas últimas legislativas, aja em conformidade e use o magistério de influência parlamentar para que todos os 229 colegas da AR possam respeitar as regras democráticas", afirmou.

Na semana passada, e pela primeira vez, o líder parlamentar do PSD apelou aos deputados sociais-democratas que votassem no Chega, mas os votos foram ainda insuficientes para a sua eleição.

"A Assembleia sempre atribuiu vice-presidências aos quatro maiores partidos do parlamento, não há nenhuma razão de diferença política e de diferença ideológica para quebrar esta regra da democracia, mesmo discordando das ideias. Eu não posso discordar mais do BE e do PCP", afirmou, contrapondo que votou, no passado, em candidatos destes dois partidos quando foram a terceira e/ou quarta forças políticas.

De acordo com o Regimento da Assembleia da República, podem propor vice-presidentes os quatro maiores grupos parlamentares (PS, PSD, Chega e IL na atual legislatura), mas só são eleitos se obtiverem maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções.

Questionado sobre o caráter inédito de o PSD ter dado indicação de voto num candidato de outro partido, Luís Montenegro justificou-a com "a linha de transparência e de verdade" da atual direção do PSD.

"Não andamos com jogos nem truques, isso é do lado do PS e do Governo", afirmou, recordando que, quando PSD e CDS-PP tinham maioria parlamentar, os candidatos do BE e do PSD tiveram "apoio suficiente" dos sociais-democratas para serem eleitos.

"Não tem nada a ver com aproximações políticas, muito menos com coligações, tem a ver com democracia", reiterou, retirando-se em seguida.

O presidente do PSD reuniu-se hoje na sede do partido com associações e Federações do Ensino Superior, num encontro em que esteve acompanhado da vice-presidente Margarida Balseiro Lopes e do presidente da JSD, Alexandre Poço, e prometeu propostas do partido para breve.

"Ouvimos com grande preocupação o que nos foi transmitido, sobretudo ao nível do alojamento. O Governo, mais uma vez, falhou de forma clamorosa com os estudantes em Portugal", acusou.

Montenegro recordou, como já tinha feito o PSD numa recente pergunta parlamentar, que o Governo tinha prometido em 2018 duplicar em quatro anos o alojamento estudantil e, hoje, o número de camas "é exatamente o mesmo".

"O PSD irá nas próximas semanas confrontar o Governo com esta situação e apresentar algumas propostas neste domínio", assegurou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela