Secções
Entrar

Ministro espanhol: comboio fez grande revisão em Maio

09 de setembro de 2016 às 13:41

Rafael Catalá explicou que o comboio foi desviado uma linha secundária que obrigava a uma redução de velocidade, devido a obras

O ministro do Fomento de Espanha, Rafael Catalá, revelou hoje que o comboio da CP que descarrilou na Galiza, matando quatro pessoas, fez uma "grande revisão em Maio" e uma revisão de rotina na quinta-feira, no Porto.

O titular espanhol da pasta das infraestruturas e transportes falava aos jornalistas em O Porriño, a localidade galega onde aconteceu o desastre ferroviário.

Sobre o acidente, que ocorreu às 9h25 locais (8h25 em Lisboa), Rafael Catalá adiantou que a linha em causa - no trajecto Vigo-Porto - estava em obras perto da estação de O Porriño, pelo que o comboio teve de ser desviado para "uma linha secundária que obrigava a uma redução de velocidade" da composição.

Foi nesta linha secundária que o comboio - com três carruagens - acabou por descarrilar.

O ministro espanhol também salientou que o maquinista - um português que acabou por ser uma das vítimas mortais - tinha todas as certificações para operar o equipamento acidentado e que, "obviamente, estava informado sobre a intervenção que estava a ocorrer na linha".

Já o vice-cônsul de Portugal na Galiza, Manuel Correia da Silva, adiantou que uma mulher portuguesa estava entre os feridos graves, mas que entretanto já recebeu alta.

O comboio, com 63 passageiros, era da CP portuguesa e fazia o trajecto Vigo-Porto partilhado com a Renfe espanhola na linha conhecida com o nome "Celta", inaugurada em julho de 2013.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela