Secções
Entrar

Marcelo envia mensagem de condolências a Putin

19 de dezembro de 2016 às 20:44

Presidente da República considerou atentado que matou o embaixador russo na Turquia um "acto de violência inaceitável"

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou esta segunda-feira uma mensagem de condolências ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, na sequência do atentado que matou o embaixador russo na Turquia, e condenou esse "acto de violência inaceitável". "Ao tomar conhecimento do trágico atentado hoje contra o embaixador da Federação da Rússia em Ancara, quero expressar a vossa excelência, em meu nome e em nome dos portugueses, as mais sentidas condolências", escreveu Marcelo Rebelo de Sousa, na mensagem enviada a Vladimir Putin.

Na mesma mensagem, divulgada na página da Presidência da República, o Chefe de Estado português afirmou: "Quero igualmente condenar, de forma veemente, este ato de violência inaceitável contra um representante diplomático, que por função é um agente do diálogo". "Peço que aceite, senhor Presidente, em meu nome e em nome do povo português, toda a solidariedade para com o povo russo e, de modo particular, para com a família da vítima a quem dirigimos, através de vossa excelência, os sentimentos do nosso sentido pesar", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

O embaixador da Rússia na capital da Turquia, Andrei Karlov, estava a discursar, no âmbito de uma exposição de fotografia, quando um homem abriu fogo contra ele, e não resistiu aos ferimentos de bala, informou a diplomacia russa.

O embaixador chegou a ser transferido para um hospital. "Hoje [segunda-feira], em Ancara, na sequência de um ataque, o embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, morreu devido aos ferimentos que sofreu", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, em declarações transmitidas na televisão estatalRossia 24.

A porta-voz da diplomacia russa acrescentou que Moscovo qualificou o ataque como "um acto terrorista".

O presidente da Câmara de Ancara informou, entretanto, que o atacante foi identificado como um agente policial turco. "O atacante é polícia", escreveu Melih Gokçek na sua conta oficial na rede social Twitter, uma informação também avançada pelo diário turco pró-governamental Yeni Safak, que identifica o suspeito como um membro das forças turcas anti-motim.

Segundo testemunhas, o homem que disparou em Ancara contra o embaixador russo gritou "Alepo" e "vingança" quando abriu fogo. De acordo com a comunicação social turca, o atacante foi "neutralizado" pelas forças policiais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela