Secções
Entrar

Manifestantes contra medidas para travar a pandemia atacam jornalistas em Berlim

04 de dezembro de 2021 às 17:17

Decorreu este sábado um protesto não autorizado contra as restrições para tentar travar o aumento do número de infeções por covid-19 e pelo menos cinco jornalistas e fotojornalistas ficaram com ferimentos ligeiros.

Pelo menos cinco jornalistas e fotojornalistas ficaram com ferimentos ligeiros, atacados por manifestantes que contestavam este sábado, em Berlim, as medidas para travar a covid-19 anunciadas pelo Governo alemão, um protesto não autorizado.

A Associação de Jornalistas da Alemanha (DJV) manifestou-se solidária com as vítimas das agressões, que tiveram lugar em vários incidentes, registados em vídeo e divulgados nas redes sociais pelos jornalistas que cobriam o protesto.

"Há que atuar de forma clara e consequente contra antidemocratas, que inventam conspirações e contra inimigos dos 'media'", escreveu a DVJ na sua conta no Twitter, ao mesmo tempo que agradeceu à polícia, que deteve os agressores.

Diversos grupos detratores das medidas adotadas pelo Governo convocaram uma manifestação paraeste sábado na capital alemã com o lema "Não à vacinação obrigatória", um protesto que acabou por não ser autorizado na sexta-feira.

"Os participantes demonstraram repetidamente, numa série de manifestações, que não cumprem as normas de proteção", justificou a polícia de Berlim, numa nota de imprensa para explicar a sua decisão.

Apesar disso, vários grupos, o maior dos quais "com várias centenas de pessoas", segundo declarou à agência EFE um porta-voz da polícia, saltaram as barreiras das forças de segurança e desfilaram em direção ao centro de Berlim, onde estavam concentrados contra-manifestantes de esquerda.

Nos últimos dias têm-se repetido em todo o país concentrações contra as medidas destinadas a travar o avanço da pandemia e contra a vacinação obrigatória que poderá ser adotada.

Muitos dos protestos não conseguiram reunir mais do que centenas de pessoas, mas foram abundantes os incidentes com a polícia, que intervém com frequência por se tratar de protestos não autorizados ou por os participantes não cumprirem as normas de segurança.

Na sexta-feira à noite, um grupo de 30 manifestantes concentrou-se em frente à residência de uma responsável de saúde da Saxónia, Petra Köpping, empunhando tochas.

O ato foi duramente condenado por representantes de todos os partidos, exceto da extrema-direita.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela