Secções
Entrar

Índia vai fabricar localmente 500.000 espingardas AK-203 de design russo

04 de dezembro de 2021 às 11:27

O projeto, que tem um investimento estimado em 700 milhões de dólares, vai permitir a Nova Deli fabricar as espingardas de assalto no país, no âmbito da política "made in Índia" promovida pelo governo do primeiro-ministro indiano, o nacionalista hindu Narendra Modi.

A Índia aprovou um plano para fabricar 500 mil espingardas russas do tipo AK-203, informaram este sábado fontes do Governo indiano, na véspera da visita oficial a Nova Deli do Presidente russo, Vladimir Putin.

O projeto, que tem um investimento estimado em 700 milhões de dólares (cerca de 618 milhões de euros), vai permitir a Nova Deli fabricar as espingardas de assalto no país, no âmbito da política "made in Índia" promovida pelo Governo do primeiro-ministro indiano, o nacionalista hindu Narendra Modi.

"Num esforço para dar um grande impulso à autossuficiência no fabrico de [material de] Defesa na Índia, o Governo aprovou o plano para a produção de mais de 500.000 espingardas AK-203" na cidade de Korwa, no estado indiano de Uttar Pradesh, avançaram fontes governamentais citadas pela agência de notícias espanhola Efe.

Isto irá permitir que a Índia substitua parte do acervo de armas de suas Forças Armadas, substituindo as espingardas de design indiano usadas há mais de três décadas.

As espingardas AK-47 originais foram alvo de várias atualizações desde que o primeiro modelo começou a ser usado pelo exército soviético, em 1948.

O AK-203 é uma espingarda de assalto moderna e leve com um alcance mais eficaz, que atinge até 300 metros, o que aumentará "a eficácia operacional do exército indiano em operações de luta contra insurgentes e contra o terrorismo", explicaram as mesmas fontes.

O plano de fabricar armas de design russo já tinha sido anunciado em 2018, mas não se concretizou devido a problemas de custos e de partilha de tecnologia.

A autorização do plano foi dada um dia antes de o Presidente russo, Vladimir Putin, chegar à capital indiana para manter conversações sobre estratégia e Defesa entre os dois países.

Putin vai reunir-se com o primeiro-ministro indiano e com outras autoridades da Defesa e Segurança na 21.ª cimeira bilateral anual entre os dois Estados.

Segundo o Governo russo, esta visita servirá ainda para assinar cerca de 10 acordos bilaterais "de grande importância".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela