Secções
Entrar

Incêndios: Perda de controlo e queda de helicóptero em Amares era "inevitável"

Lusa 07 de setembro de 2022 às 18:49

"Atendendo à densa vegetação e ao declive negativo favorável à trajetória de dissipação de energia da aeronave, o impacto faseado, embora violento, permitiu as condições de sobrevivência ao piloto", indica a Nota Informativa.

A queda do helicóptero que combatia um incêndio no concelho de Amares, distrito de Braga, na quinta-feira, após colidir com linhas elétricas, era "inevitável", refere a investigação, acrescentando que todo o vale estava "sob luz direta do sol".

CMTV

Estes dados constam de uma Nota Informativa (NI) do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) divulgada esta quarta-feira, e a que a agência Lusa teve acesso.

Este organismo conta que, após largar a equipa de oito elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro UEPS/GNR, o piloto, de 53 anos, que ficou ferido com gravidade, continuando a receber tratamento hospitalar, em contacto com outro helicóptero, "voou em busca de um ponto de água próximo para o primeiro abastecimento e descarga no incêndio", na localidade de Paranhos, Amares.

"Repetido o ciclo de carga e descarga, o helicóptero realizou oito largadas de água sobre a frente do incêndio, a Oeste de uma linha de transporte de energia de 150Kv [quilovolts] que cruzava o local", diz o GPIAAF.

Com a evolução do incêndio para Este, o piloto "realizou duas largadas a Este" da referida linha elétrica.

Na décima primeira aproximação à frente de fogo, o piloto, "conhecedor da existência e localização das linhas aéreas de transporte de energia no local, efetuou uma aproximação direta desde o ponto de abastecimento, localizado no Rio Homem, a Norte do incêndio, seguido de uma volta pela direita definindo uma trajetória para a terceira e última largada do dia, a Este da linha elétrica".

"Às 18h22, durante a referida volta pela direita, o piloto terá sido surpreendido pela posição da linha de alta tensão à sua frente, largando de imediato a água, tentou manobrar pela direita em descida para evitar a colisão. Acabou por colidir com os dois cabos inferiores da linha, inicialmente com o rotor principal e de seguida com o rotor de cauda que se separou da aeronave, ficando entrelaçado num dos cabos da linha de alta tensão", explica a investigação.

Segundo o GPIAAF, "a perda de controlo da aeronave foi inevitável e consequente queda abrupta praticamente à vertical do impacto".

"Atendendo à densa vegetação e ao declive negativo favorável à trajetória de dissipação de energia da aeronave, o impacto faseado, embora violento, permitiu as condições de sobrevivência ao piloto", indica a Nota Informativa.

Os investigadores adiantam que foram os elementos da UEPS nas proximidades que "prestaram os primeiros cuidados ao piloto que ficou encarcerado nos destroços da aeronave".

O GPIAAF dá ainda conta de que "o céu se apresentava com poucas nuvens altas, estando todo o vale [onde lavrava o incêndio] sob luz direta do sol".

O troço das linhas envolvido no acidente caracteriza-se por um vão de 1.016 metros, suportado por dois postes de esteira vertical.

"As linhas são constituídas por oito condutores (duas linhas de três fases) de alumínio/aço e dois cabos de guarda superiores, devidamente sinalizado", lê-se na Nota Informativa, a qual refere ainda que "o ponto de impacto nos dois cabos inferiores ocorreu a cerca de 342 metros do poste Norte, a uma cota de 81 metros do solo".

O GPIAAF abriu um processo de investigação de segurança às causas do acidente, que irá incidir sobre "o funcionamento da aeronave pré-evento, as condições do ambiente envolvente, os fatores humanos envolvidos, os fatores organizacionais e procedimentos envolvidos na operação, as medidas de gestão do risco relativamente à colisão de aeronaves de combate a incêndios com linhas aéreas de transporte de energia e o tratamento de anteriores recomendações do GPIAAF".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela