Secções
Entrar

"Grandes" com novas armas para a segunda volta

01 de fevereiro de 2017 às 09:28

Benfica prepara futuro, Sporting recorre à formação e FC Porto reforça ataque. Como foi o mercado de inverno para os "grandes"?

A saída milionária de Gonçalo Guedes do Benfica, o "emagrecimento" do plantel do Sporting e o reforço ofensivo do FC Porto marcaram a reabertura do mercado nacional de transferências de futebolistas, que encerrou na terça-feira.

Os 18 emblemas que compõem a I Liga procederam todos a reajustes nas respectivas equipas, sendo que Belenenses, com oito aquisições, e Desportivo de Chaves, com sete, foram os mais activos na "janela de inverno".

O tricampeão Benfica aproveitou para se precaver de algumas previsíveis saídas no verão, como poderão ser os casos de Nélson Semedo, Grimaldo ou Lindelof e, depois de já ter contratado o brasileiro Hermes (ex-Grêmio de Porto Alegre), anunciou no último dia das inscrições as contratações do lateral Pedro Pereira (ex-Sampdoria), que regressa à Luz por dois milhões de euros (ME), e do médio Filipe Augusto, que alinhava no Rio Ave (1,5 ME).

No entanto, seria a saída de Gonçalo Guedes para o Paris Saint-Germain a chamar a si todas as atenções na Luz. O jovem avançado, um dos destaques na primeira metade da temporada, rumou aos parisienses, que pagaram 30 ME pelo passe, tornando-o num dos futebolistas mais caros nesta reabertura do mercado europeu.

Além de Guedes, o Benfica consumou definitivamente a saída de Hélder Costa para o Wolverhampton, que pagou 15 ME pelo passe do jogador, libertou o médio Danilo para o Standard Liège, emprestou o colombiano Celis ao Vitória de Guimarães e Pelé ao Feirense Resolveu, ainda que temporariamente, um dos "casos bicudos" que tinha em mãos, o marroquino Taarabt, que foi cedido ao Génova, de Itália.

Já o Sporting, depois de se ver limitado a apenas uma competição até final da época (o campeonato), operou as saídas definitivas de Elias, que rumou ao Atlético Mineiro, por 2,5 ME, João Pereira, transferido para o Trabzonspor, Petrovic, emprestado ao Rio Ave, Marcelo Meli, "devolvido" ao Boca Juniors, e a deceção Lazar Markovic, que regressou ao Liverpool, para posteriormente ser cedido ao Hull City, de Marco Silva.

Para fazer face às saídas, os "leões" optaram por promover o regresso de jogadores que estavam cedidos, como Francisco Geraldes, Daniel Podence (ambos do Moreirense), Palhinha (Belenenses), André Geraldes e Ryan Gauld (ambos do Vitória de Setúbal).

Já o FC Porto recrutou o avançado Soares ao Vitória de Guimarães, por uma verba a rondar os 5,5 ME e reintegrou no plantel Kelvin, o "herói" do título de 2012/13, que esteve emprestado aos brasileiros do São Paulo.

Por outro lado, Evandro (2,5 ME) saiu para se reencontrar com Marco Silva no Hull City, Silvestre Varela (500 mil euros) rumou à Turquia para representar o Kayserispor, e Adrián López e Sérgio Oliveira foram cedidos a Villarreal e Nantes, respectivamente.

Também em Braga, o mercado fez-se sentir, com as chegadas de Federico Cartabia, emprestado pelo Deportivo da Corunha, Assis, Battaglia e Paulinho, trio de "velhos conhecidos" do técnico Jorge Simão no Desportivo de Chaves, enquanto Xeka (Lille), Pedro Tiba (Desportivo de Chaves) e Bakic (Alcorcón) foram cedidos pelos "arsenalistas".

A poucos quilómetros da Cidade dos Arcebispos, o rival Vitória de Guimarães foi pronto na resposta à saída de Soares para o FC Porto e reforçou-se com Fábio Sturgeon (ex-Belenenses) e Rafael Martins, avançado que alinhava nos espanhóis do Levante e que em 2013/14 representou o Vitória de Setúbal.

O Desportivo de Chaves foi um dos emblemas mais activos na "janela de inscrições", conseguindo recrutar, entre outros, o médio Renan Bressan e o central Nuno André Coelho, ambos de regresso a Portugal, mas o "campeão do mercado" acabou por ser o Belenenses.

Os "azuis" não só contrataram oito jogadores, entre os quais Edgar Ié, Diogo Viana e Maurides, como perderam quase tantos atletas para outros clubes, com destaque para o capitão Gonçalo Brandão (Estoril-Praia), Gerso (Kansas City), Joel Pereira (Manchester United) e Fábio Sturgeon (Vitória de Guimarães).

Neste mercado registaram-se igualmente alguns regressos ao principal campeonato nacional, como os guarda-redes Adriano Facchini (Nacional) e Vágner (Boavista), o defesa Zainadine (Marítimo), os médios Filipe Melo (Paços de Ferreira) e Babanco (Feirense), e os avançados Sami (Arouca), Licá (Estoril-Praia) e Sougou (Moreirense).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela