Secções
Entrar

Espanha: Sánchez espera uma maioria forte que permita um Governo estável

28 de abril de 2019 às 15:27

Este domingo 36,9 milhões de eleitores irão escolher os 350 deputados e 208 senadores das Cortes Gerais.

O líder do PSOE, Pedro Sánchez, disse este domingo acreditar que os espanhóis irão participar em grande número nas eleições gerais e deixem uma mensagem "clara" de que é preciso uma maioria parlamentar "suficientemente ampla" para ter um Governo estável.

O secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro, Pedro Sánchez, chegou às 09h15 locais (menos uma hora em Lisboa) ao Centro Cultural Volturno em Pozuelo de Alarcón, uma localidade de Madrid, acompanhado pela sua mulher, Begoña Gómez, para exercer o seu direito de voto.

Em declarações à imprensa depois de votar, o líder do PSOE desejou que seja uma jornada eleitoral "o mais tranquila possível" e sem nenhum tipo de sobressalto.

"E, acima de tudo, que os espanhóis participem com uma maioria muito sólida para que a mensagem enviada seja uma mensagem contundente, clara, do que queremos para os próximos quatro anos", disse Sánchez, perante várias dezenas de pessoas que gritavam "presidente, presidente".

As urnas abriram às 09h00 locais (08h00 em Lisboa) em Espanha, onde 36,9 milhões de eleitores irão escolher os 350 deputados e 208 senadores das Cortes Gerais, havendo ainda eleições para o parlamento regional na Comunidade Valenciana.

Um executivo estável terá de ser apoiado por mais de metade (175) do total de deputados (350) que vão ser eleitos para o Congresso dos Deputados, a câmara baixa das Cortes Gerais espanholas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela