Secções
Entrar

"É mentira que custe €1.300 milhões a recuperação do tempo de serviço"

Lusa 28 de fevereiro de 2023 às 10:40

Mário Nogueira vincou que os professores não "abrem mão" de reivindicar o tempo de serviço, uma vez que tal aconteceu com a restante administração pública.

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, acusou o primeiro-ministro de não ter falado a verdade, ao afirmar que a recuperação do tempo de serviço dos professores irá custar 1.300 milhões de euros (ME).

Manuel de Almeida/Lusa

"É mentira que custe 1.300 milhões [de euros] a recuperação do tempo de serviço. O senhor primeiro-ministro afirmou, mas não falou verdade, porque eu lembro que em 2017 só custava 600 milhões e ainda não tinham contado nenhum tempo de serviço, logo, se contaram dois anos, nove meses e 18 dias, já não custa 600 milhões", sustentou.

Durante uma conferência de imprensa, o dirigente sindical vincou que os professores não "abrem mão" de reivindicar o tempo de serviço, uma vez que tal aconteceu com a restante administração pública.

"Ainda por cima, boa parte dos muitos milhares de colegas que tinham perdido tempo de serviço, entretanto, nestes cinco anos, aposentaram-se e foram substituídos por colegas mais novos, portanto, que têm escalões que não têm o mesmo custo", argumentou.

De acordo com Mário Nogueira, o valor total de uma recuperação do tempo de serviço "integral e imediata", andaria "na ordem dos 300 milhões" de euros, um valor "muito longe" daquele que é apresentado pelo Governo.

"As organizações sindicais, desde a primeira hora, que dizem estar conscientes do esforço financeiro que isso representa. Estamos disponíveis para encontrarmos um faseamento que seja suportável desse ponto de vista", referiu.

O secretário-geral da Fenprof estranhou ainda que o ministro da Educação tivesse dito que "estão a fazer contas para tentar perceber quais são os professores que podem recuperar mais e os que não recuperam tanto".

"Nós não sabemos como é que se diz a dois professores que perderam o mesmo tempo de serviço: olha, tu vais recuperar e tu não ou tu vai recuperar mais e o outro menos. Se o Ministério quer instabilidade e lutas, está no bom caminho", concluiu.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela