Sábado – Pense por si

Vanda Marques

Francisco Gonçalves: "Temos grande falta de professores"

O novo secretário-geral da FENPROF explica porque convocaram uma greve às provas ModA, sublinha que o número de alunos sem professores não é conhecido por motivos políticos, e que é urgente tornar a profissão cativante.

Lusa

Professores já fizeram mais de 60 mil horas extraordinárias este ano

"Em média, um em cada dois docentes teve uma hora extraordinária adicionada ao seu horário de trabalho", revelou o secretário-geral da Fenprof, baseando-se no levantamento feito em 203 agrupamentos de escolas de todo o País, que representam 25,1% da totalidade de estabelecimentos de ensino.

Bruno Faria Lopes

Um dia com o ministro da Educação: os bastidores frenéticos no arranque das aulas

Seguimos o ritmo intenso de Fernando Alexandre para lidar com a crise da falta de professores e não só - de reuniões sobre diplomas futuros do megaministério a um almoço à mesa de trabalho, passando por um evento de diplomacia com a máquina da Educação. O ministro conta que foi buscar 300 professores destacados noutras funções, sinaliza mudanças na carreira docente - e nos telemóveis nas escolas.

Lusa

Marcelo veta diploma sobre reingresso de funcionários públicos na CGA

O diploma do Governo baseia-se num acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) que restringe a possibilidade de voltar ao regime de proteção social da Função Pública aos trabalhadores com continuidade do vínculo público, mesmo que tenha havido mudança de instituição.

Gabriela Ângelo com Leonor Riso

Subsídio de deslocação para professores pode tornar-se um problema

O Governo anunciou esta quinta-feira a atribuição de subsídio de deslocação a professores com residência a mais de 70km, que oscila entre os €70 e os €300 em função da distância. Contudo, isto poderá trazer problemas de falta de equidade, dizem diretores e sindicato.

Lusa

Fenprof mantém greve de docentes e ameaça Governo com "forte oposição"

Os professores têm a decorrer, desde o início do ano letivo, uma greve como forma de protesto às horas a mais que fazem semanalmente, explicou o líder da federação, que recentemente divulgou um inquérito nacional que revelava que os docentes trabalhavam, em média, mais de 50 horas por semana.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente