Secções
Entrar

Costa Rica bate Nova Zelândia e conquista última vaga no Mundial2022

14 de junho de 2022 às 21:17

O Mundial de 2022 realiza-se no Qatar, de 21 de novembro a 18 de dezembro.

A Costa Rica conquistou hoje a 32.ª e última vaga no campeonato do Mundo de futebol de 2022, ao vencer a Nova Zelândia por 1-0, no 'play-off' intercontinental de apuramento para o Mundial2022 entre CONCACAF e Oceânia.

Em Doha, um golo de Joel Campbell, ex-jogador do Sporting, logo aos três minutos, selou o apuramento dos 'ticos', que repetem as presenças de 1990, 2002, 2006, 2014 e 2018.

A formação da América Central tem como melhor classificação num Mundial o oitavo lugar conseguido em 2014, edição em que 'caiu' nos quartos de final, face aos Países Baixos, no desempate por penáltis (3-4, depois de 0-0 nos 120 minutos).

O conjunto costa-riquenho começou, praticamente, a ganhar, com Campbell a responder no centro da área, com um desvio subtil, a um centro da esquerda de Jewison Bennette.

Até ao intervalo, a Nova Zelândia foi mais perigosa, com Alex Greive a ameaçar, aos 11 minutos, e Chris Wood a empatar, aos 39, num tento que acabou, no entanto, por ser anulado por falta anterior de Matthew Garbett, assinalada após indicação do VAR.

Na segunda metade, a Costa Rica entrou com três novidades, incluindo o também ex-'leão' Bryan Ruiz, e tentou controlar as operações, ficando com vida mais facilitada a partir dos 69 minutos, com o vermelho direto mostrado a Kosta Barbarouses.

Mesmo com menos um, os 'all whites' tentaram tudo para, pelo menos, chegar ao prolongamento, mas Clayton Lewis viu o seu remate ser detido por Keylor Navas, aos 76 minutos, e, na parte final, Chris Wood não teve eficácia, nomeadamente aos 84 e 85.

Na fase final, a Costa Rica vai ficar no Grupo E, juntamente com as campeãs mundiais Alemanha (1954, 1974, 1990 e 2014) e Espanha (2010) e o Japão. A estreia está agendada para 23 de novembro, face aos espanhóis.

A formação costa-riquenha é a quarta da CONCACAF a seguir para a fase final do Mundial2022, juntando-se a Canadá, Estados Unidos e México.

O maior contingente pertence à Europa, com 13 seleções, incluindo Portugal, que cumpre a oitava participação e sexta consecutiva, e também Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, País de Gales, Países Baixos, Polónia, Sérvia e Suíça.

A fase final conta também com cinco seleções de África (Camarões, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia), quatro da América do Sul (Argentina, Brasil, Equador e Uruguai) e seis da Ásia (Arábia Saudita, Austrália, que é da Oceânia, mas compete na zona asiática, Coreia do Sul, Irão, Japão e o anfitrião Qatar).

O Mundial de 2022 realiza-se no Qatar, de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela