Madeira: Campanha termina esta sexta-feira
Durante 13 dias, os candidatos abordaram questões económicas, como a renegociação da dívida regional. Eleições são este domingo
A campanha para as eleições regionais de domingo na Madeira termina esta sexta-feira depois de 13 dias em que os candidatos abordaram questões económicas, como a renegociação da dívida regional, e a possibilidade de o PSD renovar a maioria absoluta.
Desde o dia 15 de Março, data de arranque da campanha oficial, que as dez candidaturas, além da do PSD, repetiram os alertas sobre os "abusos" viabilizados por uma maioria absoluta, meta alcançada em todos os escrutínios do arquipélago por Alberto João Jardim (PSD) que pediu a exoneração após quase 40 anos no poder.
Nos discursos destas listas - BE, CDS, CDU (PCP/PEV), Mudança (PS/PTP/MPT/PAN), JPP, MAS, PCTP/MRPP, Plataforma dos Cidadãos (PPM/PDA), PND e PNR - foram constantes as referências a favorecimentos de grupos económicos, em grandes obras, concessões e impostos, e não faltaram certezas sobre as semelhanças entre o 'jardinismo' e o candidato Miguel Albuquerque, que sucedeu a Jardim na liderança do PSD/Madeira.
Sem indicar valores, Miguel Albuquerque disse já que o problema da dívida regional está a ser resolvido.
Os restantes partidos querem pelo menos a renegociação da dívida, com alargamento de prazo e descida das taxas de juro, ou mesmo uma reestruturação no sentido de ser perdoada.
O presidente demissionário do Governo Regional, Alberto João Jardim, escolheu o último dia de campanha para fazer duas inaugurações.
Edições do Dia
Boas leituras!