Secções
Entrar

Breivik recorre para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

08 de junho de 2017 às 15:04

O Supremo Tribunal norueguês recusou um recurso sobre as condições em que está detido o autor dos ataques de Oslo de 2011

Anders Behring Breivik, autor dos ataques de Oslo de 2011, vai recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, anunciou o advogado, depois de o Supremo Tribunal norueguês recusar um recurso sobre as condições em que está detido.

O neonazi de 38 anos, cujos ataques fizeram 77 mortos, tinha recorrido ao Supremo de uma decisão tomada em Março de absolver o Estado norueguês da acusação de sujeitar o extremista a condições de detenção "desumanas".

A decisão do Supremo é irreversível e não passível de recurso.

Imediatamente após o anúncio do Supremo, o advogado do extremista anunciou que vai recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

"Vamos para Estrasburgo", disse o advogado Oystein Storrvik, referindo-se ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, com sede naquela cidade francesa.

"Estávamos preparados para que a nossa queixa não fosse para a frente nos tribunais noruegueses", acrescentou.

Anders Behring Breivik queixou-se à justiça das condições de detenção, alegando que o regime de isolamento que lhe é aplicado é "desumano".

Em Março um tribunal decidiu que "Breivik não é, nem foi, sujeito a tortura ou a tratamento desumano ou degradante" e que o regime de isolamento se justifica pelo perigo que representa para a sociedade e pela violência a que podia ser sujeito por outros prisioneiros.

Em Julho de 2011, Breivik, vestido de polícia, matou a tiro 69 pessoas, a maioria delas jovens, num acampamento do Partido Trabalhista na ilha de Utoya. Pouco antes, um carro que tinha armadilhado e que estacionou junto um edifício governamental explodiu, matando oito pessoas.

Em Agosto de 2012, Breivik foi condenado a 21 anos de prisão, que podem ser prolongados indefinidamente.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela