Secções
Entrar

BE diz que perdoar 554 mil euros a empresa de estacionamento é "insulto"

03 de janeiro de 2019 às 22:18

Bloco acusou a Câmara da Feira de dirigir um "claro insulto" à população local ao perdoar 554 mil dos 849 mil euros que a concessionária do estacionamento nessa cidade deve à autarquia.

O Bloco de Esquerda acusou hoje a Câmara da Feira de dirigir um "claro insulto" à população local ao perdoar 554 mil dos 849 mil euros que a concessionária do estacionamento nessa cidade deve à autarquia por incumprimento desde 2010.

Em causa está o acordo que o executivo camarário do PSD anunciou esta quarta-feira ter celebrado com a empresa P. Parques, na sequência de um processo judicial para recuperação de receitas que eram devidas à autarquia e que a concessionária reteve indevidamente ao longo de oito anos.

O comunicado da Câmara não referia o montante a liquidar e afirmava que a autarquia "não perdoa nem um cêntimo à dívida da concessionária", mas, depois de as estruturas locais do PS, CDS-PP e CDU terem criticado o acordo extrajudicial por esse exigir à P. Parques apenas 295 mil dos 849 mil euros de dívida acumulada até dezembro de 2018, também o BE se manifesta agora contra a medida.

Para esse partido, toda a situação reflete o "desleixo que é 'modus operandi' do PSD no executivo feirense" e constitui "um claro insulto aos interesses dos munícipes".

Argumentando que a "única solução séria e capaz de defender os interesses do concelho" é a rescisão do contrato com a P. Parques, o comunicado do BE declara: "Este perdão astronómico é um verdadeiro presente a uma empresa que, para além de devedora e incumpridora das suas obrigações, em nada serve a população de Santa Maria da Feira".

O BE realça, aliás, que, ao negar aos cofres da autarquia o encaixe de mais de meio milhão de euros, que considera que podiam ser investidos "em políticas sociais benéficas para o concelho", o executivo social-democrata "está apenas e só a lesar o município".

Tal como já defendido por PS e CDU, também o BE diz que a Câmara "podia ter posto um fim a este contrato ruinoso há oito anos", considerando que o caderno de encargos da concessão previa a rescisão sem penalizações para o município caso se verificasse "a falta, por parte do concessionário, do pagamento dos valores a liquidar por um período superior a seis meses após ter-se o mesmo constituído em mora".

Da mesma forma que lamenta que o contrato com a P. Parques tenha continuado a vigorar ao longo de oito anos de incumprimento, o BE também censura que a parceria continue a verificar-se no futuro.

"Além de perdoar a maior parte da dívida, a Câmara Municipal continuará a permitir que a empresa explore o estacionamento, mostrando, com esta atitude, um desprezo por todos os munícipes que utilizam o estacionamento pago", explica.

O comunicado do partido lembra depois que "o BE foi a única força política que apresentou uma participação ao Ministério Público contra o contrato entre a Câmara e empresa P. Parques" e remata que nem essa empresa "nem qualquer outra devem explorar um único lugar de estacionamento em Santa Maria da Feira".

"O estacionamento deve ser público e estar à disposição de todos", defende o partido.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela