Temporal deixa 13 mil casas sem luz no Reino Unido
Chama-se Imogen a tempestade que atingiu a ilha britânica com ventos de 125 quilómetros por hora, especialmente no centro e sudoeste de Inglaterra e sul de Gales
O forte temporal que atingiu o Reino Unido nas últimas horas, com ventos acima dos 125 quilómetros por hora, deixou sem eletricidade mais de 13 mil lares do centro e sudoeste de Inglaterra e sul de Gales.
A chamada tempestade Imogen obrigou a suspender alguns serviços deferry, como as conexões entre Portsmouth (sul do país) e a ilha de Guernsey e entre Newhaven (sul inglês) e Dieppe (França), a fechar vários colégios no condado de Cornwall (sudoeste de Inglaterra) e já afectou várias linhas de comboio.
"A população deve saber que o temporal afectará o trânsito em estradas, linhas de comboio, pontes eferries. O vento forte será acompanhado de chuvas e trovoadas na costa oeste de Inglaterra e Gales", afirmou o especialista da agência estatal de meteorologia britânica (Met Office).
A agência emitiu vários alertas de ventos entre os 100 e os 120 quilómetros por hora, entre as 3h e as 18h de hoje, quando a tempestade Imogen atinge o máximo da força, e instou os cidadãos a tomar precauções.
O organismo elevou o alerta para o nível laranja em Londres, Gales e sudoeste e sudeste de Inglaterra face à previsão de que se registem novas precipitações que poderiam causar complicações nos comboios e outras infraestruturas.
Segundo a empresa de energia Western Power Distribution, cerca de 13 mil clientes foram afectados pela quebra do fornecimento eléctrico, após as chuvas intensas das últimas horas.
"São esperados ventos entre 96 e 110 quilómetros por hora no sul de Inglaterra e partes do sul de Gales, e mais de 128 quilómetros por hora em várias cidades da costa. Também haverá ondas grandes nos condados de Cornwall e Devon", informou um porta-voz do Met Office.
Edições do Dia
Boas leituras!