Sábado – Pense por si

Masako: assim é a nova imperatriz do Japão

Sónia Bento
Sónia Bento 01 de maio de 2019 às 08:00

A "princesa triste", que durante anos sofreu de depressão, torna-se agora imperatriz com a subida do marido, Naruhito ao trono

Ao fim de 16 anos afastada da vida pública devido a uma depressão profunda – por causa da forte pressão do rígido protocolo da Casa Imperial para que tivesse um filho varão – a princesa Masako torna-se imperatriz do Japão esta quarta-feira, dia 1, quando o seu marido, o príncipe Naruhito, ascende ao Trono do Crisântemo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.