Sábado – Pense por si

Castelo Branco acusado pelo Ministério Público de violência doméstica

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 25 de novembro de 2024 às 13:32
As mais lidas

A acusação refere que "o arguido forçava a vítima a vestir roupa que escolhia, a ser maquilhada por si e a calçar sapatos que lhe provocavam dores".

José Castelo Branco foi formalmente acusado "pela prática de um crime de violência doméstica agravado" pelo Ministério Público (MP).

O MP afirma que "arguido e vítima eram casados desde novembro de 1996" e que é referido que "desde o início do casamento, o arguido agredia física e verbalmente a vítima". A acusação refere que "o arguido forçava a vítima a vestir roupa que escolhia, a ser maquilhada por si e a calçar sapatos que lhe provocavam dores".

As agressões terão decorrido "até maio de 2024, data em que a vítima foi internada num hospital, na sequência de um empurrão alegadamente desferido pelo arguido".

O MP considera que "o arguido, de 61 anos, atuou com o propósito concretizado de maltratar a vítima, de 95 anos, molestando-a no seu corpo e saúde psíquica, injuriando-a e atemorizando-a, bem sabendo que era a sua mulher e estando ciente da idade desta".

Artigos Relacionados

Prioridade adiada: a Justiça à entrada de 2026

Maioria dos problemas que afetam o sistema judicial português transita, praticamente inalterada, de um ano para o outro. Falta de magistrados do Ministério Público e de oficiais de justiça continua a ser uma preocupação central. A esta escassez humana soma‑se a insuficiência de meios materiais e tecnológicos.