A família avançou a morte do cantor esta quinta-feira através de um comunicado no Instagram de Marco Paulo.
Marco Paulomorreu esta quinta-feira. Com uma carreira de mais de cinco décadas, o cantor é conhecido em todo o País por êxitos comoTaras e Manias, Ninguém, ninguém, Eu Tenho Dois Amores, Maravilhoso Coração, entre várias outras, não resistiu ao quarto cancro que lhe foi diagnosticado.
Lusa
A família fez um comunicado, publicado na conta oficial de Instagram do cantor onde referiu: "Hoje despedimo-nos do homem lutador, sorridente e generoso, que ao longo de 58 anos marcou gerações e milhares de pessoas, tornando-se um nome incontornável da música portuguesa".
Marcelo Rebelo de Sousa divulgou, no site da Presidência da República, uma nota onde refere que "recebeu com pesar a notícia do falecimento" e lembra que o artista esteve "presente na vida musical portuguesa longas décadas".
O primeiro-ministro partilhou a sua homenagem na rede social X onde considerou Marco Paulo uma "grande referência da cultura portuguesa" que "deixa um legado musical marcante, que atravessa gerações e une Portugal".
Presto sentida homenagem a Marco Paulo, grande referência da cultura portuguesa que hoje partiu. Deixa um legado musical marcante, que atravessa gerações e une Portugal. Condolências pessoais e do Governo à família e amigos.
O presidente da Câmara de Mourão, João Fortes, de onde Marco Paulo era natural, partilhou a sua "estupefação" com a "triste notícia" e avançou que vai ser decretado um dia de luto municipal para sexta-feira.
Carlos Moedas já manifestou a sua intenção de homenagear Marco Paulo, apesar de explicar que é uma "decisão da Câmara Municipal", e considerou: "Marca toda uma geração, pela qualidade artística, pela voz, como homem corajoso que venceu tudo e lutou até ao fim".
Também Pedro Nuno Santos recorreu ao X para lamentar a morte de uma das "personalidades mais acarinhadas" do País e "uma figura essencial da música popular portuguesa".
Daniel Oliveira, diretor de programas da SIC, onde Marco Paulo tinha um programa até ao final de agosto, recorreu às redes sociais para partilhar que o artista "quis cantar até fim, quis fazer o programa até ao fim. Quis receber todos até ao fim. Quis ser tudo até ao fim".
"Tinha uma voz portentosa e inimitável, que ficará viva, num legado ímpar que deixa ao cancioneiro popular português", continuou antes de referir: "A SIC honra a sua memória e estamos-lhe gratos por tudo o que fizemos juntos".
Ana Marques, que apresentava o programa Alô Marco Paulo com o cantor, soube da notícia enquanto estava em direto no Alô Portugal e nas redes sociais partilhou uma fotografia com o Marco Paulo com a descrição: "Como explicar?".
João Baião também partilhou uma fotografia onde pediu "um grande aplauso" para o cantor. Andreia Rodrigues escreveu: "É com tristeza que te vemos partir, mas é com alegria que sempre te iremos recordar".
Manuel Luís Goucha recorreu ao Instagram para prestar a sua homenagem: "Marco Paulo ‘fugiu’ hoje do olhar de quem lhe era próximo (família, amigos e fãs) mas como artista a sua voz não se extingue, está eternizada em inúmeros registos".
Teresa Guilherme demonstrou-se "triste" com a notícia: "Que descanses em paz e obrigada por tanto amor ao público, com as tuas canções, que como tu, serão eternas".
Fátima Lopes recorda Marco Paulo como uma "pessoa que soube honrar a vida" e deixou-lhe uma última mensagem: "Devemos um enorme Obrigada! Obrigada pelo tanto que nos deste. Obrigada pelo tanto que partilhámos juntos. Até sempre, meu querido".
Dentro do mundo da música, Pedro Abrunhosa recorreu ao Facebook para lembrar "a voz da música popular e romântica [que] percorreu a vida de todos nós, intelectuais ou calceteiros, com a leveza de quem não quer incomodar, mas apenas cumprir-se" e conclui: "Obrigada, Marco Paulo, também pelo teu contributo para a dignificação no nosso mister de saltimbancos do reino triste".
Tony Carreira lembrou "um grande artista que sempre amou a vida e tanto lutou por ela" e partilhou a sua "eterna admiração, não só pelo artista, mas também pela pessoa incrível que foi e pela obra que deixa".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro