Morreu Ira de Fürstenberg, a princesa de Marbella
Nascida e casada na aristocracia, a socialite e atriz italiana, morreu na sua casa, em Roma, aos 83 anos.
Princesa, atriz e designer de jóias, Virginia Carolina Theresa Pancrazia Galdina zu Fürstenberg, mais conhecida por Ira de Fürstenberg, morreu na segunda-feira, 19 de fevereiro, em Roma, aos 83 anos. "Esteve de boa saúde até ao fim", informou a comitiva da aristocrata ao jornalEl País.
Ira de Fürstenberg nasceu em Roma, em 1940, filha do príncipe alemão Tassilo de Fürstenber, e da italiana Clara Agnelli, neta do fundador da marca de automóveis Fiat. De acordo com ojornal italiano La Stampa, Ira cresceu na Suíça, durante a Segunda Guerra Mundial, e anos mais tarde foi enviada para estudar num colégio interno em Inglaterra.
Com apenas 15 anos, em 1955, a princesa acabaria por se casar com o príncipe espanhol Alfonso de Hohenlohe. "Eu era apenas uma criança sem personalidade e sem independência", disse em entrevista àrevista Varity Fair, em 2020.
O marido fundou o Marbella Club um ano antes de se casarem, uma quinta de dezoito hectares, que se tornou num dos hotéis mais famosos da Costa del Sol e que este ano celebra o 70º aniversário. Chegou a ser frequentado por figuras como Brigitte Bardot, Jaime de Mora y Aragón e a duquesa de Alba.
Ira de Fürstenberg e Afonso de Hohenlohe acabaram por se mudar para o México, onde nasceu o segundo filho do casal, Hubertus, um antigo esquiador olímpico. O primeiro filho, Christoph, morreu numa prisão de Banguecoque, na Tailândia, em 2006. A sua morte é retratada como um dos episódios mais duros da vida da princesa.
Edições do Dia
Boas leituras!