Ucrânia: Ataque aéreo russo causa três mortos na região de Zaporijia
A Rússia continua a atacar diariamente a Ucrânia, causando vítimas civis e afetando, em particular, as infraestruturas energéticas.
A Rússia continua a atacar diariamente a Ucrânia, causando vítimas civis e afetando, em particular, as infraestruturas energéticas.
Embora não tenha havido vítimas, a capital da região de Zaporijia, que tem o mesmo nome, sofreu danos significativos.
Nos últimos dias, a Rússia tem atacado sistematicamente as infraestruturas ucranianas de gás e eletricidade.
Putin deixou cair as exigências territoriais que apresentou em junho de 2024, que exigiam que Kiev abdicasse do Donetsk, Lugansk, e também de Kherson e Zaporíjia.
Na região de Zaporijia, uma série de bombardeamentos contra um estabelecimento prisional causou 16 mortos e 35 feridos.
Os operadores da central afirmaram que seis ‘drones’ danificaram vários veículos.
O presidente ucraniano disse que a oferta de um cessar-fogo de 30 dias ainda está em cima da mesa, mas acusou Putin de ser responsável pela continuação dos combates.
Sob controlo russo desde março de 2022, a central não produz eletricidade. Porém, Ucrânia e Rússia acusam-se mutuamente de bombardeamentos.
Exercito russo acusou forças armadas ucranianas de "lançaram um ataque de artilharia contra um grupo de jornalistas".
Peritos da Agência Internacional de Energia Atómica pedem mais acesso à estrutura para terem a certeza da sua segurança.
Presidente ucraniano acusou Moscovo de preparar ataque terrorista. Rússia diz que se trata de "outra mentira".
A Ucrânia acusa a Rússia de ter destruído a barragem de Kakhovka durante a madrugada. Rússia nega responsabilidade no ataque. Central nuclear de Zaporíjia está atenta aos avanços.
Atualmente "não é possível garantir a segurança" da central nuclear de Zaporíjia.
Vladimir Zelensky, presidente ucraniano, já reagiu ao ataque e considerou-o como uma demonstração de que a Rússia não está interessada na paz.
ONU diz que Ucrânia e Rússia "estão a brincar com o fogo" e alerta que ações militares podem levar a "um grande desastre nuclear"
O corredor seguro para a exportação de cereais ucranianos foi restabelecido. Os ataques russos sentem-se por toda a Ucrânia e causaram a interrupção do fornecimento de energia à central, cujos reatores estão desligados.