Leão XIV reuniu-se pela primeira vez com sobreviventes de abusos sexuais da Igreja Católica
O Papa reuniu-se no Vaticano com representantes de uma associação internacional de sobreviventes de abusos sexuais.
O Papa reuniu-se no Vaticano com representantes de uma associação internacional de sobreviventes de abusos sexuais.
O relatório elaborado por uma comissão dedicada exclusivamente ao tema condena a Igreja por ser branda nos castigos atribuídos aos padres que violaram crianças.
Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.
Até 21 de janeiro, data do balanço anterior, tinham pedido ajuda 118 pessoas, menos seis do que atualmente.
Apesar de semelhantes, são fenómenos distintos: o abuso sexual de crianças remete para um comportamento de violência que não ocorre, necessariamente, na pedofilia.
Stalking, assédio sexual no trabalho, violência em contextos de intimidade ou de namoro, e assédio em contexto de atividades desportivas ou no decorrer de cuidados médicos, são algumas das situações denunciadas.
Durante os contactos com o Grupo VITA, a necessidade mais frequentemente reportada pelas vítimas é o apoio psicológico, em 67,2% dos casos.
Mulher terá sido enviada para tratamento pisquiátrico, depois de ter sido alegadamente violada por Epstein. Agora, alega que foi uma “escrava sexual moderna” do psiquiatra, que era "amigo" do magnata.
Até ao final da última semana, 19 vítimas de abuso sexual no seio da Igreja Católica em Portugal já haviam manifestado a vontade de serem indemnizadas financeiramente pelos danos sofridos.
Os bispos vão ter como principal instrumento de trabalho uma proposta apresentada pelo Grupo VITA. A expectativa é de que "se chegue a um consenso e que o processo [indemnizatório] possa iniciar-se".
Dados foram revelados pela coordenadora do Grupo VITA. Indemnizações começarão a ser analisadas a 8 de abril em Assembleia Plenária da CEP.
Documento foi desenvolvido pela associação Quebrar o Silêncio e revisto pela Polícia Judiciária e APAV, entre outras entidades. "Para muitas crianças, a escola é o primeiro lugar seguro da sua vida", assinala ministro da Educação.
Pelas 7h20 da manhã desta segunda-feira a petição já contava com mais de 13.500 assinaturas.
CML quer batizar a ponte de Cardeal Manuel Clemente mas já foi lançada uma petição para impedir que tal aconteça.
As famílias, tal como as várias igrejas, são muitas vezes - demasiadas vezes - a origem de perturbações mentais de seres humanos mais frágeis, ou se calhar tornados frágeis pelos abusos de que foram vítimas na sua mais tenra idade. E as consequências são, geralmente, trágicas.
Nos países que não colocam prazos de prescrição na totalidade ou na maioria dos crimes associados à criminalidade sexual contra crianças encontram-se Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Chipre, Dinamarca e Geórgia.