Sábado – Pense por si

Urbanista

O problema somos nós

A verdadeira insustentabilidade está neste capitalismo de dados que transforma formas de vida sem que ninguém disso se aperceba e faz de nós uma espécie de amiba que vai na onda sem reparar que está no mar.

Lucília Galha

Travar o envelhecimento - os últimos avanços da ciência

Pode até não existir um elixir da juventude, mas é possível ganhar mais umas décadas de vida. A ciência está a estudar moléculas que rejuvenescem as células e transfusões de sangue entre novos e velhos, mas o que está mesmo ao seu alcance são os hábitos. O melhor antiaging é o exercício – embora não baste correr – e ficar sempre com alguma fome.

Sónia Bento

O que (não) comemos pode salvar-nos a vida

O que pomos no prato é o primeiro passo para prevenir e diminuir o impacto de doenças como cancro, demências, ansiedade e depressão, diabetes, obesidade, problemas reumáticos e cardiovasculares. Sabe quais são os melhores alimentos para o cérebro, coração, intestino, fígado, ossos e pele?

Sónia Bento

Os alimentos ideais para a nossa saúde

O que comemos é determinante para prevenir e combater as piores doenças. Falámos com 12 especialistas que nos explicaram que alimentos devemos incluir na dieta.

Raquel Lito

Vamos lá falar dos intestinos

São a nova aposta para uma vida saudável e a chave está nos micro-organismos que podem ser reeducados com fruta e legumes. Veja o vídeo com a atriz Rita Ribeiro.

Diogo Camilo

O mistério da super-imunidade à covid-19

Pessoas que já tiveram o vírus têm uma maior proteção imunitária após serem vacinadas do que aquelas que nunca estiveram infetadas. Investigadores ainda estão a tentar descobrir porquê.

Urbanista

As crianças das 40 horas

Que mundo é este em que deixamos os nossos filhos aos cuidados de outros, ainda que profissionais nessa coisa de cuidar e educar, tantas horas quantas as que um profissional adulto dedica ao trabalho?

A Sociedade 5.0 e a co-criação do futuro

Tem como base as tecnologias mais avançadas, mas terá o ser humano no seu centro. Promete a criação de novo valor através da inovação e a promoção, em paralelo, do desenvolvimento económico e de soluções eficazes para os desafios sociais. Libertará os indivíduos dos inúmeros constrangimentos a que hoje estão sujeitos e apostará na imaginação e na criatividade. Será uma sociedade super-inteligente e capaz de atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Faz parte do "plano de crescimento para o futuro" do Japão, mas a ideia é que se transforme numa co-criação conjunta de uma sociedade ideal

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana