Pais que recusam vacinar filhos pertencem a faixa da população "muito escolarizada"
Os investigadores alertam que, ainda que minoritária, a hesitação vacinal pode comprometer significativamente a imunidade populacional.
Os investigadores alertam que, ainda que minoritária, a hesitação vacinal pode comprometer significativamente a imunidade populacional.
A resposta é positiva e há vários argumentos de peso: o SARS Cov2 é muito mais transmissível do que a gripe, por exemplo. Além de que, quanto mais livremente circular, maior a probabilidade de se tornar novamente pandémico.
A autoridade de saúde justifica esta decisão com dados nacionais que demonstram que "esta faixa etária apresenta taxas de hospitalização e de cuidados intensivos equiparáveis às registadas entre pessoas mais idosas".
Trump disse que o paracetamol está "possivelmente associado a um risco muito maior de autismo" e que as mulheres não devem tomá-lo, "durante toda a gravidez".
Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.
Que o jornalismo continue com esse balanço fundamental: com a rapidez necessária para informar e a lentidão suficiente para refletir.
A infeção propaga-se em comunidades que não são vacinadas, por variadas razões, mas uma aposta em campanhas de vacinação pode contrariar o aumento dos surtos. Especialistas defendem mais campanhas pela vacinação.
Segundo a geneticista Luísa Pereira, há "várias razões a contribuir para o risco elevado de pandemias". Uma delas é a "cada vez maior globalização e destruição de ambientes naturais".
A maior parte da população está suscetível ao vírus e vão continuar a existir surtos, mas a mensagem dos especialistas é de tranquilidade. Lavar bem as mãos é a recomendação principal.
Na primeira semana deste ano, verificou-se uma "mortalidade acima do esperado no grupo etário acima dos 85 anos e no sexo feminino", adiantou o INSA.
Desde o dia 17 de dezembro que a vacinação gratuita contra a gripe e a covid-19 ficou disponível para o grupo entre 50 e 59 anos, com a DGS a prever que chegue a 250.000 pessoas.
As estimativas do vacinómetro mostram que 57% das grávidas já se vacinaram, sendo que metade diz que o fez por recomendação do médico.
Ainda no âmbito dos grupos prioritários definidos pela DGS, o Vacinómetro refere que 32,3% das pessoas com doença crónica já terão sido vacinadas, uma percentagem bastante superior aos 11,9% registado na última campanha de vacinação.
Os concertos da Global Citizen levam estrelas mundiais da música para atrair o ativismo de milhares de pessoas - e pressionar os políticos a agirem contra a pobreza extrema e as alterações climáticas. O ativista-gestor vem a Portugal falar sobre como passar das intenções à prática.
Perante a insistência dos jornalistas se se pode concluir que haverá eleições, o chefe de Estado disse: "Não concluímos nada, a única conclusão é que vale a pena que o Orçamento passe.