
Marisa Monte e Adriana Calcanhotto no Escritaria
O festival literário homenageia o músico e escritor brasileiro Arnaldo Antunes, com concertos, debates e apresentações de livros. Samuel Úria, Mia Couto e Luísa Sobral estão entre os confirmados.
O festival literário homenageia o músico e escritor brasileiro Arnaldo Antunes, com concertos, debates e apresentações de livros. Samuel Úria, Mia Couto e Luísa Sobral estão entre os confirmados.
O prémio, que já distinguiu obras de autores como Kundera, Roth, Umberto Eco e Doris Lessing, foi atribuído este ano a 2 romances: "Misericórdia", de Lídia Jorge, e "Impossibles Adieux", de Han Kang.
De esta 5.ª, 12, até 22 de outubro, vão passar pelo festival literário de Óbidos 603 autores e criadores. A programação inclui 108 conversas e tertúlias e 40 apresentações e lançamentos de livros.
Uma aristocrata que faz poesia casa-se com um advogado antifascista. Têm cinco filhos que herdam os seus talentos. Na terceira geração, há dois netos que escrevem como os avós, e outro que dirige uma orquestra. Os Sousa Tavares nunca foram convencionais e tornaram-se numa das famílias mais mediáticas do País.
Na faculdade era conhecido como social-democrata. Vasco Pulido Valente, que se viria a tornar um crítico, recorda o carisma do então amigo. O primeiro casamento que durou quatro anos e as núpcias com Maria José Ritta dias antes do 25 de Abril.
A jornalista detalha, num texto para a SÁBADO, o episódio do assédio sexual que terá sido protagonizado pelo ex-diretor editorial da Porto Editora, Manuel Alberto Valente.
O facto de os textos de Manguel publicados no jornal mais vendido em Portugal serem mercadoria antiga, prosa que o tangoso argentino publica e republica, vende e revende, porque este é o seu modo de ganhar a vida, não é particularmente significativo, nem esse é o escopo desta história mil vezes contada. Um ensaio de João Pedro George
O Prémio Literário Fernando Namora, com um valor pecuniário de 15 mil euros, distingue anualmente o autor da melhor obra de ficção, romance ou novela, editada no ano anterior.
O escritor e historiador tinha 78 anos e morreu esta sexta-feira no hospital. Era conhecido pelo seu estilo cáustico e mordaz.
Francisco Sousa Tavares e Sophia de Mello Breyner travaram todas as lutas contra a ditadura. A PIDE não os largou e, das duas vezes em que ele esteve preso, comunicaram em código
"As longas noites de Caxias" cruza a história de duas mulheres que ficaram na história da PIDE: uma foi torturada, a outra tinha prazer em torturar.
"Sabrina", a novela gráfica que veio estabelecer um marco na história deste género literário ao ser a primeira a ser selecionada para o Prémio Man Booker, vai ser publicada pela Porto Editora.
Um juiz pode ser ministro da Justiça, mas dificilmente poderá aportar qualquer coisa relevante para a área da segurança que não seja um respeito acrescido pelos direitos humanos. Não deve ser isso que Bolsonaro quer de Sérgio Moro
Escrever não é compatível com as urdiduras dos trabalhos da casa, com as fadigas das panelas e da mudança dos lençóis, com os tormentos do jantar e da aspiração do pêlo que o gato ou o cão deixaram no chão acabado de lavar
"Sem perder objectividade, o relato é caloroso, na medida em que o autor se preocupou com as condições de vida das pessoas comuns", escreve Eduardo Pitta
A resposta está no novo ensaio de João Pedro George. Há um padrão de virilidade machista onde a mulher se define pelo seu corpo. Esta conversa com a SÁBADO parece, mas não é sobre literatura