Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada

Bruno Paixão: "O escândalo cada vez menos escandaliza"

Muitos 'casos e casinhos' já não indignam, anestesiam. "As pessoas têm um certo gáudio em ver um político de calças na mão", divertem-se, mas um 'caso' já não é uma sentença de morte política, explica o investigador Bruno Baixão.

André Ventura compara Luís Montenegro a Marine Le Pen

André Ventura compara Luís Montenegro a Marine Le Pen

"Se Marine Le Pen é suspeita e condenada por ter usado fundos do Parlamento Europeu para o parlamento nacional ou para o seu partido, o que diria a justiça francesa sobre o caso de um político que recebe dinheiro enquanto está a exercer o cargo de primeiro-ministro?", questionou o líder do Chega.

Marco Alves

A vida privada de Francisco Sá Carneiro

Cultivava a imagem de um político reservado e os amigos enalteciam-lhe a coragem e a obstinação. Nos bastidores, era bem-disposto, gostava de velocidade, de golfe e de grandes vinhos. E era um apreciador dos melhores hotéis e restaurantes, de charutos, música clássica e pintura. Rompeu com tudo por causa de um grande amor, Snu. Se fosse vivo, o antigo primeiro-ministro faria 90 anos a 19 de julho.

Bruno Faria Lopes

Quando o regime do Irão exporta assassinatos

O atentado a tiro a um político espanhol em Madrid, no início do mês passado, pode ser mais um caso de uma longa lista de mortes por encomenda do regime iraniano em solo estrangeiro: na última década foram mais de 60. A tática ilustra uma tendência global, cada vez mais forte, para a eliminação física de adversários além-fronteiras.

Editorial

O Governo tem uma relação difícil com a verdade

Pior do que um político ser apanhado a mentir é sair incólume dessa mentira. Cria uma sensação de impunidade e é um incentivo a que outros o façam. É nesta fase que o Governo se encontra. A mentira tornou-se estrutural. É uma tendência perigosa para a democracia - e o ingrediente perfeito para o crescimento de populistas.

3
João Carlos Barradas

A biblioteca de um ditador

Em "A Biblioteca de Estaline – Um ditador" e os seus livros, Geoffrey Roberts passa a pente fino os interesses literários e as anotações do ditador. É um retrato peculiar de um político sanguinário e leitor voraz.

Alexandre R. Malhado

Prendas de Natal, de um político para outro

Isaltino Morais dava um balde e uma esfregona a António Costa, Rui Tavares oferecia-lhe uma “visita guiada ao património devoluto do Estado”. Nuno Melo sugere nova “coelhinha anã fofinha” a Ventura e Inês Sousa Real um DVD de Ferdinando, o touro. Também há Memofante e Red Bull. Eles explicam porquê.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana