Sábado – Pense por si

A última greve geral conjunta aconteceu em 2013.
Bruno Faria Lopes

UGT e CGTP representam 7% do privado (e não mostram as suas finanças)

A central sindical que o Governo procura convencer para aprovar a reforma laboral, a UGT, não representa muito mais do que 2% dos trabalhadores do privado. CGTP tem situação financeira mais sólida, mas nenhuma central publica as contas (ou aceita dar acesso). As duas mantêm contactos informais antes da primeira greve geral conjunta em 12 anos.

Ministra da Saúde anuncia serviços mínimos no SNS durante greve geral de dezembro
Lusa

Serviços mínimos decretados na saúde durante greve geral

"Ouvi pelas notícias que iria haver da parte de dois sindicatos, um dos médicos e outro de enfermeiros, adesão à greve e nós naturalmente faremos aquilo que está previsto também na lei", ou seja, "garantir os serviços mínimos", afirmou a ministra da Saúde.

Margarida Davim

PSD a votos: Bombons, conspirações e um erro

Os congressistas já estão a votar nos órgãos do PSD. Votações decidem a que ponto Rui Rio controlará o partido. E são o que de mais importante pode sair deste Congresso de Santa Maria da Feira.

Margarida Davim

"Noite de facas longas" no PSD

Proposta de listas para as legislativas deixou Conselho Nacional em alvoroço. Críticos falam em limpeza total. E há dúvidas sobre a legalidade da lista para Lisboa. Mas os nomes propostos foram aprovados, com 67 votos a favor, 21 contra e seis abstenções.

6
Maria Henrique Espada

Rangel: "Vou candidatar-me, sendo líder do PSD, para ter a maioria"

Já está mesmo na estrada, em campanha. Já o adversário, não estará. Assume as diretas do partido como primárias para PM. E quer maioria. Senão, há PAN (surpresa). Há IL. Há CDS (com Chicão, porque não?). Diz que fez melhor oposição do que Rio, mesmo estando na Europa.

Rui Rio vitória PSD
Maria Henrique Espada

Uma lista neutra no PSD de Rio

Grupo de militantes junta apoiantes do líder e de Montenegro na mesma lista. Duarte Marques e Lídia Pereira estão no grupo

5
Leonor Riso

A estratégia para afastar Rio da liderança do PSD

Opositores ao líder social-democrata querem avançar com uma moção de censura. Primeiro, terão que convencer os membros do Conselho Nacional do PSD. Os contactos estão a ser feitos - dos dois lados.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h