
Incêndios. Proteção Civil reforça nível de prontidão de combate
O adjunto de operações nacional disse que hoje de madrugada houve o primeiro reforço de meios, passando do nível de prontidão normal para o 'nível um'.
O adjunto de operações nacional disse que hoje de madrugada houve o primeiro reforço de meios, passando do nível de prontidão normal para o 'nível um'.
As regiões do Alentejo deverão voltar a registar temperaturas máximas entre 35 e 40 graus e até superiores em algumas zonas.
De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos, pelo menos, até ao fim de semana.
A passagem da depressão Martinho, com chuva, vento e agitação marítima fortes, provocou milhares de ocorrências no continente português, na maioria quedas de árvores e estruturas, sobretudo na madrugada de quinta-feira.
A tempestade que recebeu o nome de Jude continua com potencial para evoluir a ciclone tropical nas próximas horas. Há registo de danos materiais, com falhas na eletricidade e rede de telemóvel.
Não é possível prever a retoma do serviço regular.
O aviso do IPMA vai vigorar entre as 12h00 e as 18h00 desta quarta-feira.
Uma pessoa está desaparecida e mais de 700 ficaram feridas, indicam os últimos dados.
Para Faro e Beja espera-se a ocorrência de cheias rápidas. Já para Lisboa e Setúbal os aguaceiros, localmente fortes poderão ser ocasionalmente acompanhados sob a forma de granizo e trovoadas.
Chuva poderá ser acompanhada de trovoadas e granizo. Para Castelo Branco e Guarda está prevista a queda de neve entre as 15h e as 21h de quarta-feira
Uma pessoa ficou desalojada em Sines, concelho de Setúbal, devido à falta de condições de segurança da habitação após uma ocorrência de movimento de massa.
Para quarta-feira estão tamnbém previstos períodos de chuva, por vezes forte, nas regiões norte e centro durante a madrugada.
Nos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Beja, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Évora, o aviso amarelo por causa da chuva estende-se até sábado, nalguns casos até às 21h00.
Vila Real, Porto, Viseu e Aveiro estão desde as 6h com aviso laranja, que deverá vigorar até às 12h no caso do Porto, até às 15h em Vila Real e até às 18h em Aveiro e Viseu, ao passo que o distrito de Coimbra ficará sob aviso laranja entre as 12h e as 18h.
Esta situação permite que continue a verificar-se o desagravamento do perigo de incêndio rural face aos dias anteriores, refere o IPMA.
A segunda maior cidade de Espanha atingiu na terça-feira os 40ºC. O último recorde havia sido estabelecido há 42 anos, quando o país registou os 39,8ºC.