Sábado – Pense por si

Nesta família de quatro, há três casos de PHDA, todos quantos estão na fotografia
Mónica Baltazar

O meu filho tem hiperatividade e eu também

Os sintomas confundem-se normalmente com depressão ou ansiedade e só o diagnóstico traz a resposta para o que se sentiu toda a vida. Casos de pais que descobrem que afinal também sofrem do mesmo mal das crianças.

Fernando Rodrigues pensava casar-se até descobrir a traição da "ex". Ficou deprimido, procurou ajuda especializada e conselhos no Chat GPT
Raquel Lito

Terapia virtual: Dr. IA, preciso de ajuda

Fernando procurou respostas no algoritmo, quando foi traído pela “ex” e ficou destroçado. Maria sentiu que não estava a evoluir na terapia convencional e questionou online. Alice fala-lhe sobre ansiedade. Psicólogos e Ordem profissional alertam para os perigos do Chat GPT entre os mais vulneráveis. A ferramenta massifica-se em Portugal no último ano e meio.

Improvisar o impróprio

Que digam o que quiserem, Eva Cruzeiro e Pedro Nuno dos Santos, cada vez que a cara e voz aparecerem, é natural que venha acompanhada com selo na testa, de um dia se ter cagado para um nação devastada, golpeada, desferida, violada, assolada por tiranos.

Mónica Baltazar

Viver sem saber ler nem escrever

Há quem tenha medo de se perder no metro, quem não consiga fazer compras no supermercado e até compre produtos fora do prazo por incompreensão. Conheça histórias de adultos que estão a aprender hoje o que não conseguiram quando andavam na escola. Porque ser escolarizado não é sinónimo de ser alfabetizado.

Susana Lúcio

Os 50 anos de Leonardo DiCaprio

O que não sabe sobre a estrela de Hollywood que faz anos a dia 11: foi atacado por um tubarão-branco, doou mais de 100 milhões de euros a projetos ambientais e recusou filmes de ficção científica, como A Guerra das Estrelas.

Vanda Marques

Pôr os miúdos a aprender e a gostar

Como? Têm de ler desde cedo, sublinha a especialista Catherine L’Ecuyer. No novo livro apresenta as diferentes correntes educativas e sublinha que a memorização é essencial, mas não de forma mecânica.

Susana Lúcio

Estudar em férias, nem pensar!

Completar fichas dos manuais escolares e ler livros são tarefas que os pais incentivam os filhos a fazer nas férias. Os miúdos resistem e com razão, dizem os psicólogos.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30