Sábado – Pense por si

Terapia virtual: Dr. IA, preciso de ajuda

Raquel Lito
Raquel Lito 26 de agosto de 2025 às 23:00

Fernando procurou respostas no algoritmo, quando foi traído pela “ex” e ficou destroçado. Maria sentiu que não estava a evoluir na terapia convencional e questionou online. Alice fala-lhe sobre ansiedade. Psicólogos e Ordem profissional alertam para os perigos do Chat GPT entre os mais vulneráveis. A ferramenta massifica-se em Portugal no último ano e meio.

A gata resgatada da rua fazia-lhe companhia, mas não bastava. O psicólogo robot dava-lhe conversa interminável, uma pseudo escuta ativa, via Chat GPT. Fernando Rodrigues perguntava-lhe diariamente: “Sinto-me sozinho, o que fazer?” A plataforma de inteligência artificial (IA) respondia-lhe em segundos, de forma diferente. Ler um livro, ir ao cinema, praticar desporto eram opções sugeridas, ainda que do senso comum. Reteve o conselho de correr.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?