Portugal 2004
Lembro-me como se fosse anteontem. Já começava a apertar o calor no Portugal que preparava o Europeu de futebol, o País parecia calmo, limpo e esperançoso, e na esplanada via-se o mar, e imaginavam-se as Caravelas do começo.
Lembro-me como se fosse anteontem. Já começava a apertar o calor no Portugal que preparava o Europeu de futebol, o País parecia calmo, limpo e esperançoso, e na esplanada via-se o mar, e imaginavam-se as Caravelas do começo.
Caro leitor, o nosso menu de leitura para esta manhã de sexta-feira: um caso em Lisboa que podia ter consequências trágicas, os resultados do Chega dentro do contexto europeu e um novo cronista a partir de Bruxelas. E mais duas sugestões.
Através da Inteligência Artificial, os investigadores procuram saber se foram os escribas anónimos ou os próprios profetas a redigir a obra mais marcante da civilização ocidental. Há até quem atribua a autoria a uma mulher. Arqueólogos e biblistas tentam decifrar o polémico puzzle dos textos com mais de 5 mil milhões de cópias vendidas.
Em vez de cumprir o seu papel de informar e educar, contribuiu para alimentar a fogueira, trazendo ao prime time o comentário de Miguel Sousa Tavares, reproduzindo algumas das piores ideias que estavam limitadas ao micro-fenómeno Twitter.
As escolas públicas acolhem mais de 120 nacionalidades, mas os recursos escasseiam. As turmas enchem, os professores não chegam e os alunos desmotivam-se.
As pessoas vão e vêm, entram e saem das nossas vidas de acordo com o nosso estádio de evolução. Poucas serão para toda a vida mas temos uma certa tendência para querer que algumas fiquem para sempre, além do prazo de validade e do que alguma vez fez sentido acontecer.
Acredito que se o mundo fosse governado por mulheres não estaríamos perante um conflito bélico que revela, também, a paz podre da guerra fria da economia e finanças.
Nos novos balcões master presentes nas maiores cidades do país
Da saúde para a política, da política para a saúde, Portugal vive uma tripla crise. Da identidade dos partidos, do governo e da pandemia recorrente.
Primeiro tiro de salva sobre a competição grassante pela liderança do PSD. É preciso ver claro, entre a confusão da batalha em (dis)curso
A Feira do Livro de Frankfurt voltou este ano com menos de um terço dos expositores habituais. A 73ª edição ficou marcada pela polémica participação de uma editora de extrema-direita e pela ameaça de falta de papel para novos livros. Contudo, o certame ainda é um ponto de encontro de diferentes culturas. As editoras portuguesas estiveram ausentes.
Nuno Lopes, Lúcia Moniz, Luís Esparteiro e o realizador João Maia (Variações) fazem parte do elenco nacional de “Operação Maré Negra”, a série da Amazon rodada entre Portugal e Espanha e que recupera o caso do primeiro narco-submarino resgatado em águas europeias.
Hoje recuamos aos tempos de glória dos discos ao vivo, em especial a "Público", álbum que Adriana Calcanhotto lançou há vinte anos
Estou a falar do episódio nacional #casadocais (que ainda não estreou no RTP Play e que está a gerar controvérsia nos media sociais) mas também do #portadosfundoslixo no Brasil e de todos os que revelam um assustador crescimento de opiniões extremistas.
A oitava edição do Festival Espontâneo leva a Sintra a maior aglomeração de artistas de teatro de improvisação do País: são quatro noites com oito espetáculos e mais de 30 convidados internacionais
Pertenceu a companhias de bailado em Estocolmo e Nova Iorque, mas revelou-se no cinema.