
CCB vai mergulhar nos mundos de Agustina, Dino D'Santiago e Tchekhov
A programação do Centro Cultural de Belém para os próximos meses inclui uma ópera de Dino D'Santiago e "Agustinópolis", que leva o universo de Agustina Bessa-Luís para o palco.
A programação do Centro Cultural de Belém para os próximos meses inclui uma ópera de Dino D'Santiago e "Agustinópolis", que leva o universo de Agustina Bessa-Luís para o palco.
O concerto acontece no âmbito do ciclo "Há Fado no Cais" e está marcado para dia 19 de setembro.
Confira as nossas propostas para este fim de semana de 8 a 10 de março, entre concertos, peças de teatro, uma exposição e um novo livro.
Minutos antes de atuar no Mesa de Frades, em Lisboa, Teresinha Landeiro recorda a importância do fado no seu percurso e como chegou até este, numa altura em que chega ao mercado "Para Dançar e Para Chorar", o seu terceiro disco.
Ao terceiro disco, as canções da fadista renovam-se. Em "Para Dançar e Para Chorar", tenta modernizar o fado mais pelas palavras do que pelos ritmos. “Sou fadista dos pés à cabeça”, diz-nos.
Fado em Lisboa e Braga, uma performance com kuduro e dança contemporânea em Guimarães e uma peça para ver em família e com crianças em Lisboa: temos 10 sugestões para o seu fim de semana.
Em "CASA D'ÁGUA", o fadista juntou poemas de Maria do Rosário Pedreira, João Monge, Florbela Espanca e Francisca Cortesão, entre outros, à música de Marceneiro, Amélia Muge, Carminho e Mário Laginha.
O festival Santa Casa Alfama celebra 10 anos de nascimento (a 1ª edição foi em 2013) este fim de semana, sexta e sábado, com um cartaz que inclui concertos de Camané, Teresa Salgueiro e Sara Correia.
De norte a sul, a agenda para o mês é preenchida. Entre cultura, passeios e festas gastronómicas, damos-lhe 24 sugestões para se ocupar nos próximos 24 dias. Vale tudo menos ter a agenda vazia.
Prolongando-se até ao final do ano, com diferentes ciclos temáticos, o evento aposta especialmente na música em junho. No dia 19 atua Joana Espadinha.
Os Santos Populares estão de volta a Lisboa com uma onda de atividades culturais. Saiba onde ir festejar.
"Ainda não estamos totalmente livres do vírus, mas já é possível voltar à rua, voltar aos encontros presenciais que o digital nunca substitui na totalidade", afirmou a presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), Joana Gomes Cardoso.
Camané e Jorge Palma também estão nomeados no concurso que elege os melhores do ano da música nacional.
Cada uma ao seu estilo, vão refrescando a canção nacional. Teresinha Landeiro, Fábia Rebordão e Beatriz Rosário acabam de lançar trabalhos, Sara Correia leva o que editou em 2020 ao Tivoli. E há mais fadistas a surgir.
A partir de 3 de maio, 12 salas lisboetas de pequena e média dimensão vão abrir para receber centenas de artistas nacionais.
Entre estreias totais, estreias a solo e regressos, 2021 trará dezenas de discos feitos por portugueses.