
FMI mais pessimista que Governo prevê crescimento de 1,9% em 2025 e 2,1% em 2026
Governo aponta para crescimentos de 2% e 2,3%.
Governo aponta para crescimentos de 2% e 2,3%.
A taxa de desemprego de jovens registou em junho e em agosto de 2025 o valor mais baixo - 18,9% - desde junho de 2023 (18,5%).
Da quarta descida consecutiva do IRS à timidez no "imposto mais estúpido do mundo", passando por aumentos salariais - e pelo otimismo na economia. As linhas essenciais da proposta de Orçamento do Estado para 2026, apresentada pelo Governo.
Segundo o Governo é "promover a reintegração profissional célere, reduzir a duração média do desemprego, melhorar as taxas de colocação e contribuir para a racionalização da despesa pública com prestações sociais".
A redução do número de estudantes a entrar para o ensino superior é, por isso, uma tragédia que importa solucionar.
Desemprego recuou para os 5,9%, abaixo dos 6,0% registados quer em julho de 2024.
"O foco está em desmistificar perceções comuns e reforçar os factos acerca da relação entre a migração e o mercado de trabalho em Portugal", explicam os autores do estudo.
"As incapacidades motoras e visuais são aquelas em que o valor apurado para o desemprego é ainda superior. Entre os desempregados à procura de emprego, 53,2% detêm habilitações literárias ao nível do ensino secundário, 41,8% têm deficiência motora e 13,2% deficiência visual", lê-se no relatório do Sistema de Indicadores de Políticas de Inclusão.
Isto significa um valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao do mesmo mês de 2024.
Dados do Portal InfoCursos revelam também que mais de 26% dos alunos de mestrado inscritos o ano passado eram estrangeiros.
O desemprego de longa duração desacelerou para 1,9% na UE no acumulado de 2024, também um novo mínimo na série cronológica disponível, salienta o serviço estatístico europeu.
A melhor notícia face há 21 anos: a economia está muito mais equilibrada e resiliente. A pior: os preços de algumas coisas cruciais subiram muito mais do que os salários.
De acordo com a organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras, a carreira política de Donald Trump "foi em parte definida pela propensão a espalhar falsidades", tendo feito, ao longo do primeiro mandato, "mais de 30.000 declarações falsas ou enganosas".
Assinalar os primeiros 100 dias de um Governo tornou-se uma tradição consagrada em Washington, um marco tradicional no início do mandato em que o progresso de um presidente é medido em relação às promessas de campanha.