
Merz afirma que Putin aceitou reunião com Zelensky dentro de duas semanas
Trump escreveu na sua rede social que telefonou a Putin e iniciou “os preparativos para uma reunião, em local a determinar”, entre os chefes de Estado russo e ucraniano.
Trump escreveu na sua rede social que telefonou a Putin e iniciou “os preparativos para uma reunião, em local a determinar”, entre os chefes de Estado russo e ucraniano.
Putin, para o enviado de Trump, “não é mau tipo”, é até “gracioso e brilhante”. A Ucrânia, para a atual administração americana, “é um país falso”. E ainda há quem duvide da preferência de Trump por Putin em relação a Zelensky? Primeira decisão prudente: perder as ilusões sobre o que possa vir de Washington.
Escrevo numa altura em que nada está decidido, e tudo continua em jogo. Ainda se vota, existem 203 incidentes pré-eleitorais (promovidos pelos dois partidos) e 82 milhões de votos postais de ausentes, ou antecipados, e ainda sufrágio presencial também precoce. Mas não há violência. Por agora
Por trás, ao lado e por cima de Harris e Trump, há organizações. O seu controlo sobre os candidatos, e dos candidatos sobre eles, varia, ou é discutível.
Mario Draghi, aluno dos Jesuítas e nascido na cidade de morte de Santo António, foi meteórico PM de Itália. Provou na carne a ingovernabilidade nacional. Como presidente do BCE, verificou que a Europa da União estava por fazer. Agora tem um plano.
Os partidos dos EUA arrumaram a casa, fizeram as suas convenções (obedientes e sem surpresas) e lançam-se no último troço da campanha. A fábula está em curso.
No mês passado, o presidente da empresa tecnológica já havia indicado que o plano da Xiaomi era entrar no mercado automóvel europeu até 2030 e tornar-se uma das cinco maiores marcas de veículos do mundo dentro de 15 a 20 anos.
A atual presidente do Parlamento Europeu, num texto exclusivo em Portugal para a SÁBADO, faz um apelo direto aos eleitores portugueses.
O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Portugal deve apoiar entusiasticamente o alargamento da União Europeia para leste, é contra um exército e impostos europeus e defende mais políticas de reagrupamento familiar para imigrantes.
2024. Se somarmos 20 e 24 temos 44. Em anos, é a distância entre hoje e a primeira maioria absoluta desta república. Se adicionarmos 4 a 4, obtemos 8. O tempo de governo de António Costa.
Os pontos de contacto entre as guerras da Ucrânia e do Médio Oriente existem. Mas é preciso pensá-los, descortiná-los e interpretá-los. Nem tudo o que é (a)parece.
Líderes russo e norte-coreano estiveram reunidos no Cosmódromo de Vostochny. Kim Jong-un quer ajuda a lançar satélites e prometeu apoio total a Moscovo na "guerra sagrada" contra o "imperialismo".
Espera-se que a nave lunar russa chegue à Lua a 23 de agosto, sensivelmente no mesmo dia que uma nave indiana lançada a 14 de julho.
A volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis, reforçada pela guerra na Ucrânia, e as medidas de apoio adotadas pela UE, China, Japão e Estados Unidos reforçaram esta tendência.
O historiador e académico residente em Hong Kong, considera que numa relação muito desigual entre Rússia e China é Xi quem mais ganha. Mas o regime chinês tem consciência dos riscos de uma invasão de Taiwan.
Numa altura em que é inconveniente falar de atos heroicos conscientes (que nada têm a ver com a loucura, ou com o exibicionismo), volto ao segundo tenente Jorge de Oliveira e Carmo e à sua querida lancha Vega.