Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
22 de maio de 2024 às 18:00

As cartas de Marcello

A correspondência amorosa de Marcello Caetano, antigo presidente do Conselho, com a professora Maria Helena Prieto, que era casada e tinha um filho, faz o tema de capa desta semana. E ainda: histórias de pessoas alvo de perseguidores doentios; entrevista com Macário Correia.

Ao contar a história da troca de correspondência romântica entre Marcello Caetano (na altura exilado no Brasil na sequência do 25 de Abril de 1974) e Maria Helena Prieto, o jornalista Marco Alves deparou-se logo com um problema: não havia fotos da antiga professora da Faculdade de Letras, incluindo nos livros que publicou. Nem emA Porta de Marfim, o obra em que documentou a relação. Tentou na Faculdade de Letras, mas também não conseguiu. Acabou por ser o filho de Maria Helena Prieto, contactado através das redes sociais, a ceder algumas imagens. Para o artigo que faz o destaque desta semana, o repórter falou ainda com Francisco Martinho, professor brasileiro autor de uma biografia de Marcello Caetano. Por coincidência, ele estava na reitoria da universidade a participar numa conferência sobre os 50 anos do 25 de Abril no mesmo dia em que Marco Alves foi ao edifício à procura de fotos de Maria Helena. Mas Martinho tinha o telefone desligado, e o jornalista só o encontrou depois de andar entre os conferencistas à sua procura, socorrendo-se da foto que ele tem no WhatsApp.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1047
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.