Como se recupera de um AVC
O tempo é crucial e a reabilitação deve começar nas primeiras horas. Razão: quanto mais se espera, menos se recupera. Utilizar a mão com a mesma destreza de antes é um dos desafios mais difíceis.
O tempo é crucial e a reabilitação deve começar nas primeiras horas. Razão: quanto mais se espera, menos se recupera. Utilizar a mão com a mesma destreza de antes é um dos desafios mais difíceis.
Apesar de afetar milhões e ser a segunda maior causa mundial de incapacidade (1), a enxaqueca continua a ser subvalorizada (2) e os doentes podem enfrentar desigualdades gritantes no acesso a diagnóstico e tratamento. (3,4)
As projeções não são animadoras: até 2050 prevê-se que o número de demências triplique. Porém, nem tudo são más notícias: é possível mudar de rumo e prevenir quase metade dos casos. Pela primeira vez, em 15 anos, há medicamentos que abrandam a progressão da doença. Mas, a maior parte do trabalho está ao alcance de cada um. Não é preciso nada elaborado, basta estimular o cérebro. Sabia que conversar com os seus amigos cria mais neurónios do que fazer sudokus?
A fadiga não é um sintoma que possa ser desprezado, nem é para aguentar - tem de procurar a causa. É possível recuperar a energia sem grandes mudanças. Como? Desligar as notificações do telemóvel, evitar o açúcar (vai sentir-se ainda pior), arranjar um propósito de vida ou até andar descalço na natureza.
Continuar a estudar, dormir bem, fazer exercício e estar com os amigos contribuem para uma mente saudável. Os alimentos também contam: há os que ajudam a memória e os que deve evitar - saiba quais.
Há doenças em que faz sentido haver distinção entre cada um dos géneros. Razão: os sintomas nem sempre são os mesmos e isso leva a que muitas vezes só sejam diagnosticadas mais tarde e com pior prognóstico.
Está provado que a falta de sono nos predispõe a uma série de doenças, como o cancro ou a demência, e que os problemas de insónias podem começar na sua cabeça. Na verdade, tudo se passa durante a noite – e isso condiciona todo o dia.
O trabalho foi recentemente distinguido pela Sociedade Portuguesa de Neurologia com o Prémio Orlando Leitão.
A literatura é "o poder da palavra e o seu gosto, descrita ou dita por aqueles que a falaram, escreveram e inscreveram em nós um modo de ser para a escrita".
Todos os candidatos se propõem desempenhar as funções de Presidente com maior dinâmica. Mas na prática o que têm mostrado durante esta campanha é que em pouco ou nada são diferentes dos que ocuparam ou quiseram instalar-se em Belém
Os vencedores dos dois Prémios Neurociências 2015 são os investigadores portugueses António Ambrósio e Ana Pêgo
A crise económica poderá conduzir a um aumento de casos de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), avisa a Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), que alerta para a necessidade de conhecer bem os sinais de alerta e chamar logo o 112.