
Nunca mais é sábado: da música clássica à doçaria, temos 6 sugestões para o seu fim de semana
Um espetáculo de dança em Viseu, uma exposição em Almada, doçaria em Abrantes e um festival de música no Porto são as nossas sugestões.
Um espetáculo de dança em Viseu, uma exposição em Almada, doçaria em Abrantes e um festival de música no Porto são as nossas sugestões.
A SÁBADO falou com a investigadora Cátia Moreira de Carvalho que alerta para a não existência de "uma definição internacionalmente aceite de crime de ódio". Ainda assim podem ser definidos como "crimes motivados por um preconceito que existe contra um determinado grupo de pessoas".
Maioria destes grupos usa logótipos associados a uma grande cruz celta branca sobre um fundo preto, conhecida por ser um símbolo do neonazismo.
Por ser pública, tive acesso à sentença, que oportunamente li e analisei. Foi com desilusão que li a fundamentação do resultado que já tinha sido amplamente noticiado – a condenação de Mamadou Ba pela prática de um crime de difamação, com pena de multa de €2.400.
Contra a inflação e a crise na habitação, contra o racismo e a discriminação, pela paz na Palestina. A organização do Vida Justa diz que foram 10 mil os que se manifestaram este sábado. Muitos vieram das periferias e isso pode ser mais difícil do que parece.
O juiz Carlos Alexandre tinha levado Mamadou Ba a julgamento pelo crime de difamação contra o neonazi Mário Machado. Esta quarta-feira, o Ministério Público (MP) pediu a condenação do ativista.
"Sabemos que o arguido é uma pessoa letrada. Esta não é um publicação numa rede social que é escrita no calor do momento", referiu a procuradora.
Processo contra Mamadou Ba foi movido por Mário Machado.
Em Portugal, a Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto condenou 19 pessoas por atos de racismo e xenofobia em recintos desportivos, desde 2019. Atualmente estão proibidas de aceder a recintos desportivos cerca de 350 pessoas.
É acusado de difamação, publicidade e calúnia num processo movido pelo militante neonazi. Julgamento foi decidido pelo juiz Carlos Alexandre.
Todo o mundo, a começar pela China, começou a ver o vidro partir e mesmo que não faça nada de muito especial para agravar as fissuras, participa de um sentimento geral de insegurança e risco que é em si mesmo muito perigoso.
A decisão de levar ou não a julgamento Mamadou Ba será anunciada pelo juiz de instrução criminal, Carlos Alexandre, dia 18 de novembro.
Uma petição feita na Ucrânia vai obrigar o presidente Volodymyr Zelensky a ponderar legalizar o casamento gay. Na petição organizações LGBT relembram que "neste momento, todos os dias podem ser o último".
Advogado explicou que o antigo dirigente de extrema-direita fez "distribuição de bens alimentares e material sanitário" em solo ucraniano e que "não chegou a combater".
Conselho Superior da Magistratura esclareceu que a decisão tomada pela juíza Catarina Vasco Pires "se trata de matéria jurisdicional, na qual não tem interferência", ou seja, apenas pode intervir quando existe matéria disciplinar, mas não nas decisões dos juízes.
Ao impor um modelo único de etnografia, Ramada Curto incorre no anacronismo paternalista de quem pretende disciplinar os usos da ciência.