Sábado – Pense por si

Da língua ao fado - as 21 ideias (e palavras) que definem o que é ser português

Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.

Susana Lúcio

As vantagens de fazer ioga com cães

Numa aula de relaxamento e meditação não se espera ouvir latidos, muito menos encontrar chichi no tapete, mas a experiência é um teste à concentração e promete aumentar o bem-estar. O Puppy Yoga, em Lisboa, está sempre esgotado.

Susana Lúcio

Acordar às 5h da manhã para ter êxito

Milhares de pessoas iniciam o dia antes de o sol nascer para terem tempo para si e reduzir o stress do dia-a-dia. Há quem o faça há anos e quem tenha desistido.

Amigos do cérebro

Devidamente repousado, exercitado e alimentado, o cérebro fica com mais condições para poder desempenhar as importantes funções de coordenador do corpo humano.

Débora Calheiros Lourenço

Manias: quando a obsessão de um pai é vivida por toda a família

No seu primeiro livro Ana Vasconcelos conta a história de como foi crescer com o pai que sofre de perturbação obsessiva-compulsiva. A SÁBADO falou com a autora sobre a sua experiência e com a psicoterapeuta Sofia Santos sobre esta doença.

Microbiota, saúde e envelhecimento

O nosso estilo de vida, o uso indevido de antibióticos e os nossos comportamentos alimentares podem arruinar a nossa microbiota. Assim, fazendo alterações alimentares e ao estilo de vida, conseguirá mudar as bactérias do seu intestino em torno de 36 horas.

Débora Calheiros Lourenço

Terapia musical: como é que a música nos pode curar?

Sabia que mesmo até as músicas que consideramos tristes têm um impacto relevante no nosso cérebro? Podem até ser utilizadas em terapia para "evocar emoções profundas e navegar pelos estados emocionais".

Raquel Lito

O recomeço do namoro não tem idade

Têm mais de 65 anos, já tiveram filhos, divórcios e querem refazer a vida amorosa. Psicólogos dizem que faz bem à saúde. Uns preferem ficar à distância, outros casam-se com 70. Três casais falam da paixão mais serena. Veja o vídeo.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana