João Perestrelo: "A religião constitui um dos mais sólidos fatores de proteção da saúde mental"
Há cada vez mais jovens em sofrimento psicológico e temos de criar ferramentas para ultrapassar esta situação, alerta o psiquiatra.
Há cada vez mais jovens em sofrimento psicológico e temos de criar ferramentas para ultrapassar esta situação, alerta o psiquiatra.
A fadiga não é um sintoma que possa ser desprezado, nem é para aguentar - tem de procurar a causa. É possível recuperar a energia sem grandes mudanças. Como? Desligar as notificações do telemóvel, evitar o açúcar (vai sentir-se ainda pior), arranjar um propósito de vida ou até andar descalço na natureza.
Bolos, bolachas e chocolates perturbam o cérebro e tornam difícil distinguir entre fome e vontade de comer. Para os deixar de lado, não é necessário sacrifício, basta pôr no prato mais verduras e treinar os músculos.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
Numa aula de relaxamento e meditação não se espera ouvir latidos, muito menos encontrar chichi no tapete, mas a experiência é um teste à concentração e promete aumentar o bem-estar. O Puppy Yoga, em Lisboa, está sempre esgotado.
Milhares de pessoas iniciam o dia antes de o sol nascer para terem tempo para si e reduzir o stress do dia-a-dia. Há quem o faça há anos e quem tenha desistido.
Doces e crianças são indissociáveis, mas há que romper esse elo porque os primeiros fazem mal às paredes do intestino. O médico explica os perigos no seu novo livro, o 15.º do currículo, prefaciado por Cristiano Ronaldo. O lançamento acontece na próxima terça-feira (3 de dezembro), na livraria Buchholz, em Lisboa.
Uma iniciativa que junta várias organizações quer que a União Europeia financie investigação e reclassifique substâncias como a cetamina, psilocibina ou MDMA com vista a tratar doenças como depressão ou stress pós-traumático.
O intestino é conhecido como o "segundo cérebro", tendo em conta a grande quantidade de células nervosas periféricas que nele se encontram.
Devidamente repousado, exercitado e alimentado, o cérebro fica com mais condições para poder desempenhar as importantes funções de coordenador do corpo humano.
Autor do livro Atividade Física e Saúde Mental, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Adilson Marques acredita que o tratamento da ansiedade pode ser feito apenas com exercício físico.
No seu primeiro livro Ana Vasconcelos conta a história de como foi crescer com o pai que sofre de perturbação obsessiva-compulsiva. A SÁBADO falou com a autora sobre a sua experiência e com a psicoterapeuta Sofia Santos sobre esta doença.
O nosso estilo de vida, o uso indevido de antibióticos e os nossos comportamentos alimentares podem arruinar a nossa microbiota. Assim, fazendo alterações alimentares e ao estilo de vida, conseguirá mudar as bactérias do seu intestino em torno de 36 horas.
Sabia que mesmo até as músicas que consideramos tristes têm um impacto relevante no nosso cérebro? Podem até ser utilizadas em terapia para "evocar emoções profundas e navegar pelos estados emocionais".
Têm mais de 65 anos, já tiveram filhos, divórcios e querem refazer a vida amorosa. Psicólogos dizem que faz bem à saúde. Uns preferem ficar à distância, outros casam-se com 70. Três casais falam da paixão mais serena. Veja o vídeo.
Entrevista a Rita Redshoes, que prepara um novo espetáculo infantil e é a narradora de uma novela escrita por João Tordo para a SÁBADO - que pode ouvir a partir de esta 6.ª feira, 15 de setembro.