Sábado – Pense por si

As vantagens de fazer ioga com cães

Susana Lúcio
Susana Lúcio 12 de março de 2025 às 23:00

Numa aula de relaxamento e meditação não se espera ouvir latidos, muito menos encontrar chichi no tapete, mas a experiência é um teste à concentração e promete aumentar o bem-estar. O Puppy Yoga, em Lisboa, está sempre esgotado.

Vamos ouvir o som à nossa volta”, pede a instrutora de ioga Micaela, enquanto música serena enche a sala. Deitados em tapetes cor-de-rosa, 22 pessoas procuram concentrar-se sem perder de vista os seis cachorros que brincam e correm pela sala. “Há sons que não podemos ignorar”, continua Micaela, depois de um latido. “Nem queremos, afinal, é por eles que aqui estamos”, diz a sorrir, enquanto um dos cães lhe trepa para cima da perna. “Vamos ouvir o som da nossa respiração, inspira e expira”, prossegue Micaela de forma pausada, mas é impossível: os cachorros dão turras, lambem e saltam para cima dos participantes, que se desfazem em sorrisos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.