Sábado – Pense por si

Rodrigo Freixo gosta de desafios e acredita que é capaz de conseguir bons resultados
Susana Lúcio

Ser otimista? Isso aprende-se

Quem tem uma perspetiva positiva não sofre tanto com os desafios da vida porque procura a sua solução. Apesar do mundo caótico, é possível treinar o otimismo. A SÁBADO explica os truques.

Basta uma análise de sangue para saber se já tivemos, ou não, contacto com qualquer um destes vírus
Lucília Galha

O perigo dos vírus silenciosos

Podem permanecer décadas sem causar estragos ou nunca serem sequer um problema. Mas manifestam-se - quando envelhecemos ou as defesas do organismo estão em baixo.

A família real britânica na varanda do palácio de Buckingham, uma tradição que começou com a Rainha Vitória
Sónia Bento

Ninguém quer morar em Buckingham

Os Windsor sempre detestaram o enorme palácio para viver - chamavam-lhe “sepulcro” e frigorífico”. Agora não tem inquilinos e talvez não volte a ter.

Militares portuguesas e americanas posam na Base das Lajes, na ilha Terceira
Bruno Faria Lopes

Base das Lajes. Açores no centro do furacão

O risco de uma intervenção americana no arquipélago, antes tido como inverosímil, passou a estar no cenário – não é alto para já, mas existe. Gronelândia vai ser teste.

A lagartixa e o jacaré

Citações para 2026

"Na vida de hoje, o mundo só pertence aos estúpidos, aos insensíveis e aos agitados. O direito a viver e a triunfar conquista-se hoje quase pelos mesmos processos por que se conquista o internamento num manicómio: a incapacidade de pensar, a amoralidade e a hiperexcitação".

2
Condomínio de luxo em Portugal
Raquel Lito

Luxo de Norte a Sul: são condomínios, mas parecem resorts

Não faltam mordomias: piscinas aquecidas, spas, segurança 24 horas. As mensalidades dos condomínios disparam na mesma medida, até aos €3.000, que poucos portugueses podem pagar. Brasileiros e norte-americanos dominam a procura. E há quem viva em antigos cinemas e sedes de jornais, convertidos em habitação de luxo com concierges.

Trump troca o Direito pela sua moralidade

O Presidente dos EUA declara que o Direito Internacional é a sua "moralidade". A Venezuela foi só o início e a seguir vem Cuba? Regressa a teoria do "domínio do pátio traseiro". Daí não vem novidade. Mas a Gronelândia é outra coisa: os EUA de Trump não excluem atacar uma democracia aliada. Ou seja: a NATO pode atacar a NATO. O paradoxo dispensaria mais explicações

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)