
O “gangue do multibanco”
No início da década de 1990, um trio criminoso dedicou-se a raptar, torturar, roubar e violar mulheres desprevenidas que “caçava” nas noites de Lisboa. Ana Cristina foi a única vítima mortal.
No início da década de 1990, um trio criminoso dedicou-se a raptar, torturar, roubar e violar mulheres desprevenidas que “caçava” nas noites de Lisboa. Ana Cristina foi a única vítima mortal.
Os meios de comunicação estatais iranianos informaram que mais de um milhão de pessoas participaram no cortejo fúnebre, o que foi impossível de confirmar de forma independente, mas a multidão compacta encheu a principal via pública de Teerão ao longo de todo o percurso de 4,5 quilómetros.
Quando as empresas enfrentam dificuldades, sabemos bem qual o investimento que vai ser removido: o do pilar ecológico e social.
A Basílica de Santa Maria Maior abriu hoje pela primeira ao público depois de, no sábado, Francisco ter ali sido sepultado numa cerimónia privada após a missa exequial, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
"Como português e como padre, sinto-me particularmente feliz, embora a circunstância seja a de acompanhar os últimos atos públicos das cerimónias fúnebres do Papa Francisco", explicou o sacerdote açoriano do Faial.
As cerimónias começaram às 9h na Basílica de São Pedro, onde se juntaram 400 mil pessoas. Depois, o caixão do jesuíta argentino seguiu num cortejo até à Basílica de Santa Maria Maior, a bordo do papamóvel. O percurso de seis quilómetros foi feito em meia hora, sob um banho de multidão.
O Sumo Pontífice morreu ontem de manhã, aos 88 anos, de um acidente vascular cerebral (AVC) fulminante.
Em boa verdade, a destituição do último Imperador do Ocidente acabou por acontecer naturalmente mercê de desentendimentos entre grupos de mercenários que já pululavam há cerca de um século no vasto território da zona ocidental de um Estado, dotado de uma formidável organização político-administrativa.
Será enterrado fora do Vaticano, ao contrário dos papas anteriores, e o seu corpo não será depositado em três caixões, de cipreste, chumbo e carvalho. “Não tenho medo da morte e imagino-a em Roma”, disse em 2017.
A cerimónia começa com a Banda de Música e Fanfarra da Guarda Nacional Republicana (GNR), em frente à Assembleia da República, em cuja escadaria estarão os principais representantes da casa da Democracia e dos grupos parlamentares.
A sobrinha de Inas Abu Maamar tinha cinco anos quando morreu no dia a seguir ao 7 de Outubro.
Este ataque não está a ser considerado como a mais intensa retaliação aguardada pelo Irão e pelas suas milícias aliadas, na sequência dos atentados israelitas contra os líderes do Hezbollah e do Hamas.
Há 80 anos, os aliados desembarcaram na Normandia para iniciar a libertação da Europa do jugo nazi, numa das batalhas mais épicas e decisivas da Segunda Guerra Mundial. Entre os milhares de homens que arriscaram a vida estavam portugueses que tinham nascido nos Açores, no continente e na Madeira, soldados e marinheiros que viveram o drama do Dia D e lutaram contra o nazismo de arma na mão.
Não se lhe conhece a letra, tão-pouco a cidade onde nasceu. Existem oito documentos e quatro cartas que ajudam a resolver o enigma. Boémio, arruaceiro, com uma memória e cultura prodigiosa, era um apaixonado que morreu pobre. Saiba o que os investigadores descobriram sobre como viveu.
Descoberta feita pela Universidade de Pisa poderá esclarecer detalhes da morte do filósofo. Novas informações “enriquecem o conhecimento coletivo da história”.
É pelo capitão Maia, pelos rapazes dos tanques e por Carvalho, que vivemos há 50 anos em liberdade e podemos gritar, a plenos pulmões, 25 de Abril sempre!