Sábado – Pense por si

António José Vilela

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

Esta é uma história de egos enormes e uma soma de denúncias; da Odebrecht e do dossiê Isabel dos Santos; de Mexia, Pinho e do enigmático Príncipe; dos milhões a devolver ou talvez não; dos clamores públicos e das perseguições; do telemóvel da discórdia e o parecer do interessado Germano. E ainda dos desembargadores chateados e dos documentos sigilosos; das alfinetadas matreiras e, afinal, para que serve o Conselho Superior da Magistratura.

José Luís Peixoto

Reis na diagonal: Xeque-mate

Leia o quarto e último capítulo da nova obra do escritor José Luís Peixoto, inédita e em exclusivo para a SÁBADO.

Ana Taborda

Os prédios da família Zara em Portugal

Os edifícios do Amoreiras Plaza, Tivoli Fórum e Haitong Bank, 10 prédios onde funcionam hotéis Accor, NH e Iberostar, um projeto de luxo em Troia – e as empresas que comandam os negócios da família.

Alexandre R. Malhado

O “queque” e o “beto” em negação

António Costa chamou os deputados da IL de “queques que guincham”. E acrescentou: “’tá a ver”? A história dos termos pejorativos fidalgos remonta à queda de Salazar da cadeira.

Mar de Sargaços

Queria ser arrancado do meu torpor. Tomar consciência do mundo em que vivo. Mas, para isso, era necessário primeiro sair dele, atravessando o espelho, mudando a rotina de me interessar apenas por obras que carregam o peso da eternidade.

Alexandre R. Malhado

Na batalha do Chiado, cheirou-se a empate técnico entre PS e PSD – e a Covid-19

O PSD tinha mais decibéis e notáveis, com a presença de Manuela Ferreira Leite e a aparição-surpresa de Pedro Santana Lopes, mas o PS arregimentou (ligeiramente) mais militância. À margem, transeuntes resmungaram com falta de distanciamento social – e negacionista que chamou "pedófilo" a Ferro Rodrigues tinha o megafone preparado contra Costa.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)