
Garantia de habitação para a imigração não é ilegal, mas deixa espaço para críticas
A via verde para a imigração já entrou em vigor. Mas obrigação das empresas terem de dar "habitação adequada" ainda levanta dúvidas e críticas.
A via verde para a imigração já entrou em vigor. Mas obrigação das empresas terem de dar "habitação adequada" ainda levanta dúvidas e críticas.
A SÁBADO teve acesso à baixa do Hospital do Divino Espírito Santo. Arruda enviou-a a Pacheco de Amorim e isolou-se na ilha. O deputado, que usa um pin da Mocidade Portuguesa, não sabe quando volta.
Uma doente ouviu de um terapeuta: “Finge como se te estivesses a tocar”. Uma interna ouviu do seu orientador: “Agora que me lembro… tu ainda vais passar pelas minhas mãos”. Poucos processos e arquivados: a SÁBADO revela como a IGAS investiga o assédio sexual nas instituições de saúde.
Rita Garcia Pereira explica que a escolha dos técnicos que iriam cumprir os serviços mínimos não poderia ter sido feita apenas três minutos antes do início do turno, mas defende que não se pode considerar um caso de intimidação por parte das chefias no INEM.
Atenção que as ausências podem ser justificadas mas há regras a cumprir (e apresse-se porque tem apenas cinco dias para o fazer). Recorde este artigo publicado em 2022.
Não há um período de transição e só com um acordo escrito poderá permanecer a trabalhar a partir de casa. Há exceções: pais com crianças até aos 8 anos, cuja função é compatível com teletrabalho, não precisam.
O bastonário autorizou uma auditoria depois da denúncia da presidente do Conselho Superior. Documentos internos revelam que há uma guerra na Ordem com ameaças de recurso ao Ministério Público.
Quanto tempo está numa página, o que escreve nos emails ou se está a viajar em lojas de compras. As apps de vigilância do teletrabalho aumentaram 50%. Em Portugal são ilegais.
A proposta da Ordem tem recolhido várias críticas e foi apelidada de corporativista, por impedir a entrada de novos profissionais. Antigo bastonário classifica proposta como inconsequente.
Dois funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães foram suspensos depois de participarem numa reunião com a administração, marcada pelos trabalhadores. Instituição entendeu "que não foram acautelados os serviços dentro da instituição", explicou o Cesp.
Um tribunal espanhol decidiu que é legal a Galp começar a descontar do ordenado dos trabalhadores as pausas para cafés ou cigarros. Rita Garcia Pereira diz que nunca aconteceria cá.
Quase 100 trabalhadores da Tegopi souberam que tinham sido despedidos através de um papel afixado na porta da cantina. Rita Garcia Pereira afirma que o procedimento é ilegal.
Grupo - no qual está incluído o advogado Garcia Pereira - considera que requisição civil decretada é "um ataque frontal ao direito à greve".
Em privado, Arnaldo Matos humilhou frequentemente Garcia Pereira. O advogado sempre respondeu com reverência e humildade. Afrontar o seu padrinho e mentor estava fora de causa. Até que decidiu romper de vez.
Eduarda Proença de Carvalho e Rita Garcia Pereira reagem à publicação de Bruno de Carvalho