Sábado – Pense por si

convidado

Deste mundo e do outro

O confronto desta campanha eleitoral é etéreo, dirige-se a pessoas que querem um vencedor simpático (razão por que Ventura pode não ganhar nenhum deba- te) que mantém a calma e se aproxima dos eleitores com certa bonomia.

Gonçalo Correia

Da dança a John Steinbeck: as peças desta semana

A nova criação de Gaya de Medeiros na Culturgest, a chegada ao Porto de uma “comédia precursora do teatro do absurdo” e John Steinbeck no Teatro da Comuna são as sugestões.

caderno de significados

O submarino cor de mar

Neste caso, do narcossubmarino camaleónico, a investigação é feita por quem tem competência legal para o efeito e está nos canais próprios da cooperação judiciária internacional. Não se situa no plano do protagonismo individual supérfluo, de quem adora fazer fotografias na linha da frente.

Bruno Faria Lopes

A ressaca do debate: quem saiu mal (quase todos), bem e assim-assim

É ingrato escrever sobre "ganhadores" e "perdedores" após um debate paupérrimo – e, sobretudo, na iminência da terceira ida às urnas em quatro anos. No meio do espetáculo, contudo, há alguns (poucos) líderes que se saem melhor do que a maioria.

Editorial

A República das avenças

O principal decisor do país não pode estar sob suspeita de qualquer dependência, tutela ou interesse particular, por mais legítimo que seja. O primeiro-ministro de Portugal tem de estar totalmente livre para decidir, e deve obrigatoriamente estar acima de qualquer suspeita.

Lusa

Filme "Conclave" é o mais nomeado para os BAFTA

Nos prémios britânicos de cinema, o thriller de Edward Berger lidera as nomeações, seguido por "Emília Pérez". "Ainda Estou Aqui", protagonizado por Fernanda Torres, também nomeado.

No país emerso

Para 2025 desejo menos. Muito menos

O Natal, mesmo para quem o vive de forma cultural e já não religiosa, deveria estar ligado aos valores da solidariedade, do altruísmo e da introspeção. A importância da família subsiste, ainda que há custa da sanidade mental de muitos. De resto, o consumismo parece ser o valor que mais nos move.

Com os Pés na Terra

Valores natalícios

O sistema económico em que vivemos foi capaz de deturpar completamente o espírito natalício nas últimas décadas, empurrando as sociedades ocidentais para o consumo excessivo e irrefletido, quase como uma imposição social.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.