Universidade Nova: a academia nunca viu uma guerra assim
Impugnações judiciais, boicotes à eleição do reitor, pressão sobre alunos, queixas ao Governo, emails exaltados. E o drama na Nova está ainda longe do fim.
Impugnações judiciais, boicotes à eleição do reitor, pressão sobre alunos, queixas ao Governo, emails exaltados. E o drama na Nova está ainda longe do fim.
O processo começou logo de manhã, com um sorteio dos candidatos para que pudessem apresentar os seus projetos, mas compareceu apenas o professor Paulo Pereira, acrescentou fonte da instituição, lembrando que alguns dos seis candidatos já tinham anunciado que tinham desistido de concorrer.
A eleição não se realizou por "falta de quórum" do Conselho Geral da universidade, o órgão que elege o reitor, revelou à Lusa a instituição.
A providência cautelar na origem da decisão de suspender o ato eleitoral foi apresentada por quatro professores catedráticos.
Um professor gastou 5 mil euros do seu bolso para provar que a universidade estava a barrá-lo injustamente de candidatar-se a reitor da UNL. A sua vitória em tribunal mergulhou a Nova num imbróglio jurídico, que cai em cima de guerras internas. Repetição da eleição do reitor arrisca esbarrar de novo numa batalha jurídica.
O Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa termina o mandato este mês, mas considera ter condições para eleger o reitor a 24 de abril. A Nova SBE, uma das escolas da UNL, “acompanha com preocupação crescente a legitimidade democrática do processo” e diz estar a “avaliar todos os mecanismos” para garanti-la. Imbróglio jurídico cai sobre o pano de fundo de conflitos internos.
Após o tribunal mandar repetir o processo que há seis meses elegeu Paulo Pereira para o cargo.
A Universidade Nova de Lisboa alterou o contrato do reitor, depois de o parecer da Procuradoria-Geral da República revelar que ser pago como reitor e docente carece de autorização. Mas a remuneração dupla de João Sàágua continua a causar mal-estar.
Reitor João Sáàgua acumula os salários de reitor da Nova e de professor catedrático convidado.
Investigadoras e alunas acusam Octávio Mateus por atos de assédio sexual que envolvem "tocar no rabo", "sentar alunas no colo", "convidar uma colega para quarto de hotel", "tocar a zona púbica de uma aluna" e "oferecer favores académicos e viagens em troca de silêncio sobre o seu comportamento".
A Universidade Nova de Lisboa fez um ajuste direto de 13 mil euros com a historiadora, no mesmo departamento que abriu há meses um concurso polémico.
Apoio europeu para a investigação na área da inovação social vai representar investimento de 2,5 milhões de euros. A coordenadora da cátedra, Anne-Laure Fayard, falou com a SÁBADO sobre como colocar a investigação a responder aos desafios sociais.
Reitor mantém expectativa de que a comissão, criada para suprir as falhas de independência na relação entre a faculdade e os seus mecenas privados, publique o seu trabalho até ao final do ano.
Se há coisa que aprendemos com esta pandemia é que não há economia sem saúde.
O reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua, alerta para os perigos da descida do valor máximo da propina, que considera "demagógica e perversa".
Está na 41ª posição das universidades com menos de 50 anos.