Sábado – Pense por si

Cortejo fúnebre na Palestina demonstra a crise e a guerra no território
João Carlos Barradas

Palestina: Estado crítico

Um arremedo de estado num território em guerra cada vez mais exíguo e retalhado, com populações em fuga ou obrigadas a deslocação forçada, sem instituições capazes de assegurar em permanência funções administrativas básicas: esta é a realidade no terreno.

Bons costumes

Gaza não é Timor

À mesa dos media é, então, servido um menu em que consta, em primeiro lugar, a obtenção de um mandato das Nações Unidas reconhecendo a «autoridade suprema política e legal» desta entidade que Blair se propõe dirigir.

Alfredo Leite, em Tulkarem, Cisjordânia

Cisjordânia. A outra guerra punitiva dos palestinianos

Exército de Israel multiplica ações para a ocupação da Cisjordânia. SÁBADO acompanha saída de 50 famílias do campo de refugiados de Tulkarem antes da demolição das suas casas. São acusados, sem provas, de terem familiares membros da Jihad Islâmica e punidos por isso. 

Lusa

Médio Oriente: Marcelo subscreve apelo à entrada de ajuda em Gaza

Esta mensagem surgiu no dia em que houve relatos de um ataque do exército israelita a uma comitiva diplomática que visitou Jenin, na Cisjordânia, de que fazia parte um diplomata português, o que levou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português a convocar o embaixador de Israel em Lisboa.

Discurso falido

Os 89 anos de Mahmoud Abbas servem-lhe de lembrete que já nada perde. No poder ditatorial, não chegou a lado nenhum, pior; não levou os palestinianos a lado nenhum.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)